Iniciativa em parceria com a OneSight EssilorLuxottica Foundation apoiou mutirão de saúde que atendeu mais de 900 pessoas e doa cerca de 600 óculos de grau personalizados a fim de promover saúde visual na comunidade
A ação da OneSight EssilorLuxottica Foundation aconteceu na escola EREM Arquipélago Fernando de Noronha, conhecida pelo incentivo à prática da canoagem e projetos de sustentabilidade, e contou com a presença do rapper Thiago Veigh, primeiro embaixador da ARNETTE no Brasil. A entidade filantrópica da EssilorLuxottica, referência global no design, fabricação e distribuição de produtos avançados para cuidados com a visão, óculos e soluções de med-tech, realizou pela primeira vez uma campanha social em parceria com ARNETTE, marca de armações do grupo reconhecida por seu design jovem e urbano, além de ser uma das pioneiras no investimento em materiais biodegradáveis na composição de armações e lentes.
A ARNETTE nasceu em 1992, em Orange County, Califórnia, com raízes profundas no surf e no skate tendo a liberdade como essência. Com atitude, estilo e espírito cool, ARNETTE se inspira na cultura de rua e no universo jovem, incentivando a autoexpressão e a liberdade de ser quem se é. Por fora, muito estilo; por dentro, 100% autenticidade e amor.
Impactando mais de 900 pessoas da comunidade, entre crianças, famílias e professores, a iniciativa reforça o compromisso da entidade em ampliar o acesso à correção visual e conscientizar a população sobre a importância do cuidado visual para o desenvolvimento socioeducacional. Os óculos foram doados para todos que receberam uma prescrição durante o mutirão de saúde oftalmológica, promovido previamente pela Fundação Altino Ventura. “Enxergar bem é essencial para que as crianças estudem e para que os professores desempenhem plenamente suas funções. Queremos garantir acesso à visão de qualidade para todos, especialmente em comunidades remotas e mais vulneráveis, permitindo que elas desempenhem todo o seu potencial em sala de aula”, destaca Hugo Grimaldi, Diretor Comercial da EssilorLuxottica, responsável pelo empréstimo de equipamentos de laboratório que permitiu montar e entregar os óculos com as lentes graduadas no mesmo dia para todos que receberam uma receita médica oftalmológica.
Para a ação, a EssilorLuxottica mobilizou uma estrutura completa até a ilha, com equipamentos médicos de alta tecnologia de confecção das lentes corretivas. Foram doados cerca de 600 óculos de grau, produzidos sob medida para atender às necessidades visuais de cada paciente. O mutirão contou também com o apoio de voluntários do Grupo. “Esta foi a primeira ação social da ARNETTE em um território onde o acesso é um grande desafio e os custos são elevados. A doação de armações de grau e solares foi essencial para garantir que mais pessoas tivessem acesso à visão de qualidade, reforçando o compromisso da marca em gerar impacto social real onde ele é mais necessário”, destaca, destaca Mariana Pacheco, Head de Gestão de Marcas de Armações da EssilorLuxottica.
Cuidar da visão é cuidar da educação
“Sabemos que 80% do conteúdo da sala de aula é apresentado de forma visual, ao mesmo tempo, em que 60% dos casos de dificuldade de aprendizado são relacionados à visão, por isso ações como essa reforçam nosso compromisso em promover saúde visual e impacto social. Quando cuidamos da visão das crianças, cuidamos também da prosperidade das comunidades, da qualidade de vida e do futuro por meio da educação de base”, afirma Diana Paes, Head da OneSight EssilorLuxottica Foundation no Brasil.
O rapper Veigh, primeiro embaixador da ARNETTE no Brasil, comentou: “É gratificante ser embaixador de uma marca que vai além e usa seu alcance para gerar impacto positivo na vida das pessoas. Estar em Fernando de Noronha, junto de tanta gente mobilizada por essa causa, e sentir essa energia é algo muito especial.”
Somente em 2025, a OneSight EssilorLuxottica Foundation realizou mais de 78 ações em todas as regiões do Brasil, beneficiando 9.934 pessoas, incluindo 6.803 crianças e adolescentes em idade escolar. Foram mais de 4.200 óculos doados para pessoas que necessitam de correção visual. Globalmente, a entidade já proporcionou acesso sustentável à saúde visual para quase 1 bilhão de pessoas.
Crédito foto: Victor Marcos Lopes.