Em celebração tripla, uma das pioneiras na valorização do design autoral e independente brasileiro, a Feira integra a programação da DW! Semana de Design de São Paulo e reúne expositores de diferentes regiões do país em uma edição especial
A Feira na Rosenbaum retorna à DW! Semana de Design de São Paulo em uma edição especial que celebra a criatividade autoral brasileira. O evento acontecerá de 7 a 12 de março, no prédio da antiga Telesp, o Edifício 7 de Abril, no centro da capital paulista. Com curadoria de Cris Miranda Rosenbaum e tendo como cofundador o arquiteto Marcelo Rosenbaum, a feira reúne mais de 80 expositores de diferentes segmentos, entre artesãos, ilustradores, estilistas, joalheiros e representantes de comunidades criativas tradicionais.

A escolha do edifício é simbólica. No eixo que conecta a Galeria Metrópole, o Boulevard São Luís e o Edifício Copan, o endereço se firma como território da economia criativa. A ocupação reforça a ressignificação da região central. Reconhecida por revelar talentos e valorizar a produção autoral, a feira mantém sua essência de “ateliê aberto”, com processos e peças ao vivo em uma experiência que integra cenografia, arte e design.
Com o tema “Memórias”, a edição propõe refletir sobre identidade, ancestralidade e pertencimento, destacando a criatividade disruptiva como força para revisitar o passado e projetar novos caminhos para o design brasileiro. Esta edição também presta homenagem aos criadores que iniciaram suas trajetórias na Feira na Rosenbaum, ganharam projeção mundo afora e agora retornam ao evento após consolidarem suas carreiras. Será uma celebração coletiva dedicada aos parceiros, colaboradores e nomes que ajudaram a construir a história da feira ao longo dos anos.
Com 16 anos de história e passagens por diferentes cidades brasileiras, a Feira na Rosenbaum se consolidou como uma das pioneiras na valorização do design independente nacional. Ao longo dessa trajetória, o evento percorreu o país em busca de talentos e comunidades criativas, promovendo o encontro entre tradição e contemporaneidade e reforçando o design como expressão da alma brasileira.
“Nesta edição, queremos evidenciar o fazer. O design não nasce apenas na peça pronta. Ele está nos processos, nos erros, nas experimentações, nas ferramentas. Ao abrir esses bastidores, convidamos o público a enxergar o valor que existe em cada criação”, afirma Cris Miranda Rosenbaum.
A identidade visual desta edição foi criada por Victor Jabali, artista à frente da PQP Art. Filho da designer Evelyn Tannus, expositora presente desde as primeiras edições da Rosenbaum, Victor representa uma nova geração de criativos que cresce em diálogo direto com o ecossistema do design autoral brasileiro. Este ano, o espaço principal terá cenografia assinada pelo arquiteto Gabriel Fernandes, que também é responsável por um segundo espaço exclusivo dentro da feira. Reconhecido por projetos que valorizam a brasilidade e o diálogo entre design e cultura popular, o arquiteto se inspirou no legado de Janete Costa, referência na valorização da arte popular brasileira e homenageada com o Museu Janete Costa de Arte Popular, em Niterói (RJ). Seu projeto propõe um ambiente que resgata memórias afetivas e culturais por meio da materialidade e da conexão com saberes tradicionais. “Meus projetos têm uma relação muito forte com a cultura popular brasileira, com a pluralidade do país e com a força de materiais como o barro e a terra, que carregam memória, identidade e origem”, afirma Gabriel Fernandes.
A edição 2026 também se destaca por ocupar o edifício da antiga Telesp, no chamado quadrilátero paulistano do design, que passa por um processo de renovação conduzido pela Metaforma Incorporadora, e agora renasce com o nome de Basílio 177. As obras do espaço foram temporariamente interrompidas para receber o evento e reforçar o potencial do local como um novo ponto de encontro criativo e cultural da cidade.
A edição de 2026 celebra também momentos simbólicos de quinze anos da DW e dez anos de participação contínua da Feira na Rosenbaum na programação do festival. O evento conta com patrocínio da DW!, Metaforma, Ecosimple e Suvinil.