Noite terá abertura de DJ Jorge Snipes, além de show de Linn da Quebrada no dia 23 de outubro
No dia 23 de outubro, às 19h, o Festival IN Dez Anos realiza o Boteco Brasileiro de Política sobre Drogas, especial COP30, encontro que insere a discussão sobre política de drogas no centro das discussões climáticas e territoriais, temas a serem discutidos na Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima de 2025 (COP30). O debate será realizado na Matilha Cultural, na capital paulista, e os ingressos para a atividade devem ser retirados via Sympla.
O evento da ONU, que acontecerá em novembro em Belém (PA), será a primeira COP Amazônica, reunindo lideranças globais, cientistas e movimentos sociais para discutir a iminência da emergência climática e da governança ambiental. O Boteco COP30 busca relacionar o impacto do proibicionismo com temas centrais da agenda climática, como a expansão do crime ambiental, a fragilidade da governança territorial e os desafios de adaptação climática enfrentados por comunidades amazônicas e periféricas. A proposta é aproximar públicos diversos em torno desse assunto, em um formato descontraído que mescla política, cultura e música.
A roda de conversa terá como participantes Juliano Medeiros, cientista político e presidente do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), com experiência em democracia e participação popular; Daniele Elias, liderança do Quilombo do Campinho (RJ) e referência na defesa dos direitos quilombolas; e Mariana Belmont, jornalista, pesquisadora e integrante do Geledés – Instituto da Mulher Negra, organização que atua na promoção de direitos das mulheres negras. A mediação será de Helena Singer, representante da Plataforma Brasileira de Política de Drogas.
A programação musical começará com a discotecagem de DJ Jorge Snipes, seguida do show de Linn da Quebrada, cantora e ativista da pauta LGBTQIAP+ conhecida por performances que fundem música e crítica social.
A agenda integra uma série de encontros semanais que já abordaram temas como direito à cidade e que, até novembro, discutirão também políticas reparatórias e memória coletiva. A programação gratuita integra o projeto Intersecção, mostra Reformar – políticas de drogas, Restaurar – direitos e Recuperar – natureza, em cartaz até 22 de novembro, que também inclui cursos de extensão, oficinas de redução de danos e cine-debates.
O projeto Intersecção é uma realização da Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas e da International Coalition on Drug Policy Reform and Environmental Justice, com curadoria da VIST Projects e parceria da Matilha Cultural.
SERVIÇO
Ocupação Matilha Cultural
Um projeto Intersecção – Política de Drogas, Uso da Terra e Justiça Climática
MostraReformar – políticas de drogas, Restaurar – direitos e Recuperar – natureza
Data: 23 de setembro a 22 de novembro de 2025
Horário: das 14h às 20h, de terça a domingo
Visitas monitoradas: das 14h às 20h, de terça a sábado
Local: Matilha Cultural
Endereço: Rua Rêgo Freitas, 542- República – São Paulo
PROGRAMAÇÃO
23 de outubro – quinta-feira
Boteco Brasileiro de Política sobre Drogas, especial COP30
Local: Matilha Cultural
Endereço: Rua Rêgo Freitas, 542- República – São Paulo
Horário: 19 horas
Participantes: Juliano Medeiros, Daniele Elias e Mari Belmont
Mediação: Helena Singer
Ingressos: via Sympla
Entrada gratuita
Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável.
Acessibilidade para pessoas com locomoção restrita.
Crédito foto: Divulgação.