Sob regência do maestro Gil Jardim, as vencedoras do Concurso Jovens Solistas OCAM participarão dos concertos, que incluem solo de oboé de Alexandre Ficarelli
Durante o mês de junho, a Orquestra de Câmara da ECA/USP (OCAM) realizará concertos gratuitos para celebrar suas três décadas de história, reunindo também ex-integrantes, jovens talentos e convidados especiais. São 30 anos de dedicação à arte, à educação e à música de concerto, que a tornaram referência entre as orquestras profissionalizantes do país. A partir de uma formação de excelência, instrumentistas que passaram pela OCAM hoje integram orquestras e instituições culturais de destaque no Brasil e no exterior.
Nos dias 13 e 15 de junho, haverá a apresentação das vencedoras do Concurso Jovens Solistas OCAM. Com a regência especial do maestro Gil Jardim, que dirigiu a Orquestra de Câmara da ECA por 22 anos, os eventos marcam a premiação a novos talentos e fomentam o protagonismo da mais recente geração de músicos. As vencedoras Andreza Batistella, violista, e Gabriela Fiorini, flautista, terão destaque nos concertos desses dias, tendo um solo cada uma.
Andreza Batistella apresenta o primeiro movimento do Concerto para Viola em Ré Maior, do compositor austríaco Franz Anton Hoffmeister. Escrita no final do século XVIII, a peça destaca a riqueza expressiva da viola, em um diálogo elegante com a orquestra. Já a Ballade et Danse des Sylphes, que terá solo de Gabriela Fiorini, é uma composição do flautista dinamarquês Joachim Andersen. A peça se destaca por trazer dois movimentos contrastantes — a Ballade, mais lírica e introspectiva, e a Danse des Sylphes, rápida e cheia de leveza.
Exaltando compositores brasileiros, o programa segue com Abá-Ubú, para oboé e orquestra, do carioca Ronaldo Miranda, que já foi professor do Departamento de Música da ECA. A obra, cujo título significa “o padre caiu”, é uma referência ao cortejo fúnebre do Padre Anchieta. Durante a procissão, o corpo do padre caiu, sendo o local batizado de “Abá-Ubú” pelos indígenas. O contraste da situação dramática com a beleza do local inspiraram a ideia desta peça. O solo de oboé será executado por Alexandre Ficarelli, chefe do Departamento de Música da ECA.
O programa encerrará com a Sinfonietta nº 1, de Heitor Villa-Lobos, um dos maiores compositores brasileiros. A obra de 1916, que tem como subtítulo “A Memória de Mozart”, traz o estilo do compositor vienense mesclado à construção de ritmos e harmonias brasileiras. A obra esteve presente em diversas temporadas da Ocam ao longo de seus 30 anos de atividade e representa a vitalidade e o poder de renovação e jovialidade do grupo a cada ano.
No dia 13, sexta, a apresentação será às 13h00, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, instalado na Universidade de São Paulo, como parte da série Sons da USP: a Sinfonia de São Paulo. Especialmente nesse dia, após o concerto, às 14h30, o Cinusp Paulo Emílio, que faz parte do Centro Cultural Camargo Guarnieri, exibirá cinco curtas produzidos pela OCAM entre 2020 e 2021. Os projetos, desenvolvidos no período de isolamento social, mostram o compromisso da orquestra com a inovação artística e seu envolvimento com causas sociais e ambientais. Antes da apresentação dos curtas, acontecerá um bate-papo com o maestro Gil Jardim e o artista, professor e fundador dos coletivos Construindo Pontes e Contrafluxo, Anderson Penha, que assina a direção de arte de Inumeráveis e a concepção de Raízes Profundas. A conversa será mediada pela produtora Andrea Costa. Essa será a primeira vez que os filmes serão exibidos em uma tela de cinema.
A OCAM também recebe no Centro Cultural a Feira Agroecológica e Cultural de Mulheres no Butantã, coletivo que promove a visibilidade e o protagonismo de mulheres com foco na economia solidária feminista, autogestão, agroecologia e promoção cultural. A rede é composta por pequenas empreendedoras e oferece um espaço permanente de acolhimento, empoderamento, formação e deliberação coletiva. Haverá também exposições e vendas de livros da Edusp.
Já no dia 15, domingo, o evento será no Instituto Tomie Ohtake, às 11h, e faz parte da série Imersão OCAM no Tomie, que celebra dez anos de parceria entre as instituições.
Conheça os curtas:
Temos por quem lutar (2020) e Espero que nomes consigam tocar (2020): as produções são uma homenagem às vítimas da Covid-19 no Brasil, com a canção Inumeráveis, que teve a participação de Chico César, Bráulio Bessa e o Coro de Câmara Comunicantus, trazendo à tona uma reflexão profunda sobre a perda de vidas durante a pandemia.
Sementes (2021): buscando sensibilizar para a preservação ambiental, a produção explora a regeneração do planeta e a conexão entre o ser humano e a natureza, com imagens da Floresta Nacional do Tapajós e Ilha de Combu, no Pará.
Olho da Rua (2021): criado durante a pandemia da Covid-19, o filme é uma iniciativa para apoiar as pessoas em situação de rua. Em parceria com o Coral Paulistano e artistas de hip hop, a orquestra promoveu uma campanha de arrecadação de fundos para a Pastoral de Rua, liderada pelo padre Júlio Lancellotti, destacando a solidariedade e o engajamento social.
Raízes Profundas (2021): o curta celebra a ancestralidade e as culturas de diferentes povos, e resulta de parceria com a Orquestra Mundana Refugi e o Coletivo Construindo Pontes. O vídeo foi lançado em comemoração ao aniversário de São Paulo.
SERVIÇO
Concurso Jovens Solistas OCAM
Regência: Gil Jardim
Oboé: Alexandre Ficarelli
Vencedoras Concurso Jovens Solistas OCAM
Viola: Andreza Batistella
Flauta: Gabriela Fiorini
Obras de:
Franz Anton Hoffmeister – Allegro, do Concerto para Viola em Ré Maior
Joachim Andersen – Ballade et Danse des Sylphes, Op. 5
Ronaldo Miranda – Abá-Ubú
Heitor Villa-Lobos – Sinfonietta nº 1, À memória de Mozart
Série Sons da USP: A Sinfonia de São Paulo
Data: 13 de junho, sexta
Horário: 13h00
Local: Centro Cultural Camargo Guarnieri – Rua do Anfiteatro, 109, Butantã, SP
Entrada gratuita/solidária
Reserva de ingressos através do link Link
(Doação de um quilo de de alimento não perecível e/ ou agasalhos e cobertores para as comunidades do Butantã)
Reserva de ingressos através do link:
Capacidade: 436 lugares.
Como chegar:
- Transporte Público
Metrô + Ônibus
Descer na estação Butantã da Linha 4 – Amarela do Metrô
Caminhar até o Terminal Butantã (ao lado da estação) e pegar o ônibus até a USP. Opções de linhas:
- 8012-10 (Circular 1 – Cidade Universitária)
- 8022-10 (Circular 2 – Cidade Universitária)
- 702U-10 (Cidade Universitária)
- 177H-10 (Cidade Universitária)
- 7411-10 (Cidade Universitária)
Ponto de referência: Praça do Relógio
Trem + Ônibus
Descer na estação Cidade Universitária da Linha 9 – Esmeralda da CPTM
Caminhar até o ponto de ônibus da Rua Camargo e pegar o ônibus até a USP. Opções de linhas:
- 177H-10 (Cidade Universitária)
- 8012-10 (Circular 1 – Cidade Universitária)
- 8022-10 (Circular 2 – Cidade Universitária)
Ponto de referência: Praça do Relógio
- Carro
A USP oferece estacionamento gratuito
Série Imersão OCAM no Tomie
Data: 15 de junho, domingo
Horário: 11h00
Local: Instituto Tomie Ohtake – Rua Coropé, 88, Pinheiros, SP.
Entrada gratuita.
Capacidade: 200 pessoas
Crédito foto: Marcelo Macaue / Divulgação OCAM.