Publicado por 2:08 pm Eventos

Fundação Decathlon promove ação inclusiva no Dia Nacional do Voluntariado

A 10a edição do Foundation Day no Brasil reúne ONGs de 11 estados, em mais de 40 unidades da rede e mira 1.500 beneficiários; Fundação Decathlon completa 20 anos no mundo

Está confirmada a 10ª edição do Decathlon Foundation Day no Brasil. O evento acontece na próxima quinta-feira (28), especialmente no Dia Nacional do Voluntariado, em 11 estados brasileiros e espera receber mais de 35 ONGs. O momento também celebra os 20 anos de existência da Fundação no mundo, conhecida por ajudar a formar o atleta olímpico de badminton Ygor Coelho.
 

Anualmente, é montada uma agenda esportiva que engloba atividades físicas e recreação, que movimenta e transforma não só o dia, mas a trajetória de vida de crianças, adolescentes, pessoas com deficiência intelectual e múltipla, síndromes e Transtornos do Espectro Autista (TEA), além de adultos e idosos, reforçando a inclusão e diversidade. A programação varia de acordo com a região, com atividades como tiro com arco, futebol, basquete, tênis de mesa, badminton, vôlei, e muitas outras.
 

“É um dia para viver as maravilhas do esporte e compartilhar nossos valores, que são a vitalidade, ao incentivar a energia e a paixão pelo esporte; a responsabilidade, ao apoiar projetos sociais de forma comprometida; a autenticidade, ao atuar de forma transparente e verdadeira com os parceiros; e a generosidade, ao mobilizar os nossos colaboradores para atuarem no projeto”, explica Emilie Langrené, líder da Fundação Decathlon no Brasil.
 

Com a expectativa de receber mais de 1500 beneficiários, a edição de 2025 do Decathlon Foundation Day no Brasil será realizada em mais de 40 unidades da marca incluindo lojas e o centro de distribuição (São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará e Paraná), além de cidades do interior paulista, mobilizando centenas de colaboradores.
 

“Com esse evento celebramos também um trabalho contínuo, diário, que alia as iniciativas e projetos da Fundação ao engajamento dos nossos colaboradores em projetos sociais. Por isso, o evento reúne ONGs que já são apoiadas financeiramente pela Fundação e também outras organizações sugeridas pelos próprios colaboradores de cada região do Brasil, ampliando o alcance e a diversidade de beneficiários e reforçando o nosso compromisso de promover acesso ao esporte para comunidades locais”, conclui Emilie.
 

20 anos de Fundação Decathlon e um atleta olímpico brasileiro

Criada na França em 2005, ao longo dessas duas décadas, a Fundação Decathlon já engajou cerca de 10 mil colaboradores em 53 países, apoiando mais de 1 mil projetos e impactando aproximadamente 900 mil pessoas. Só no Brasil a Fundação Decathlon já beneficiou mais de 80 mil pessoas, que foram acolhidas e tiveram melhorias significativas em suas vidas por meio do esporte. Esse trabalho se deu pela mobilização de mais de 150 colaboradores que contribuíram para o desenvolvimento de 30 projetos em oito estados — São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, Goiás e Bahia.
 

Entre os destaques está o case com a ONG Miratus, apoiada desde 2007 com infraestrutura, equipamentos esportivos e capacitação para aulas comunitárias de badminton. Esse apoio contribuiu diretamente para o desenvolvimento de jovens atletas, incluindo Ygor Coelho, que começou a treinar por meio do projeto e hoje é o maior nome do badminton mundial representando o Brasil. A Miratus, por sua vez, se consolidou como o maior acervo de campeões do esporte no Brasil, com mais de 75 medalhistas em diferentes competições. Em junho deste ano, Ygor lançou sua autobiografia “Vencer é a única saída”, na qual compartilha sua trajetória no esporte, os desafios enfrentados e as lições de superação que o levaram até as Olimpíadas.

A Fundação Decathlon também apoia as instituições Casa do Zezinho, em São Paulo; a Fundação Gol de Letra, presente em São Paulo e no Rio de Janeiro; a Sociedade Crescer, no Paraná; e o Projeto Primeiro Saque, no Rio Grande do Sul.
 

Marca empregadora

Mais do que apoiar iniciativas sociais, a Fundação Decathlon cria caminhos de desenvolvimento humano e oportunidades de futuro, reforçando o papel da Decathlon como uma marca empregadora. “Temos colaboradores que começaram sua trajetória em projetos apoiados pela Fundação e a partir dessa experiência, tiveram oportunidades de treinamento, capacitação e ingresso na empresa para construir carreira, como o Pedro Nepomuceno cria da Miratus no Rio, hoje vendedor sênior na loja da Barra da Tijuca, que iniciou carreira como jovem aprendiz em 2019, na Decathlon”, lembra Emilie.

Mais do que um evento anual, o projeto simboliza a atuação contínua da companhia para criar pontes entre o esporte e pessoas em situação de vulnerabilidade. Cada atividade, cada projeto apoiado e cada colaborador engajado refletem o compromisso da marca com a transformação social ao longo de todo o ano.

A Fundação Decathlon nasceu com o propósito de ampliar o acesso ao esporte, funcionando por meio do voluntariado de seus colaboradores. E o Foundation Day mobiliza os colaboradores das lojas, serviços e centro de distribuição para promover um dia de prática esportiva para pessoas em situação de vulnerabilidade, além de também ser uma oportunidade para os nossos colaboradores conhecerem novos projetos sociais, que, futuramente, podem pertencer à Fundação Decathlon e passarem a receber apoio contínuo. A Fundação oferece apoio financeiro às entidades para revitalização de quadras e campos e aquisição de materiais esportivos.

Crédito foto: Divulgação.

Close