Publicado por 5:56 pm Exposição

Galeria Magalu leva Pinacoteca de São Paulo à Avenida Paulista

Mostra inaugural aborda a brasilidade em pinturas e esculturas do acervo

A Galeria Magalu, megaloja do grupo que abre as portas no início de dezembro, no Conjunto Nacional, levará a Pinacoteca de São Paulo à via mais famosa da cidade, a Avenida Paulista, com a exposição “Jogo de Cena – obras do acervo da Pinacoteca de São Paulo”, com curadoria do diretor-geral do museu, Jochen Volz. O chamado Espaço Pina – localizado dentro da Galeria Magalu – será uma área permanente de exposição de trabalhos de artistas brasileiros e que fazem parte do acervo de cerca de 12 000 obras da Pinacoteca que, em dezembro, completa 120 anos de fundação.

Com a iniciativa, o Magalu, patrocinador ouro da Pinacoteca, quer levar o que há de melhor nas artes plásticas a um público que traduz toda a heterogeneidade da população de São Paulo. “A Avenida Paulista é o lar de alguns dos mais importantes museus do país, como o Masp, o Instituto Moreira Salles, a Japan House e o Centro Cultural Fiesp”, diz Frederico Trajano, CEO do Magalu. “Nosso sonho era levar a Pina para lá – e conseguimos. A parceria com o museu está em linha com nosso propósito como empresa, que é levar a muitos o que ainda é privilégio de poucos. Queremos que um número cada vez maior de pessoas conheça a arte da Pinacoteca, se interesse e apoie o museu.”

A Galeria Magalu foi concebida como um espaço de encontro, que reúne todas as empresas do ecossistema de varejo do Magalu – Magazine Luiza, Época Cosméticos, KaBuM!, Estante Virtual e Netshoes – e que respeita a tradição cultural do lugar onde, por muitos anos, funcionou a principal loja da Livraria Cultura. Além do Espaço Pina, a Galeria abrigará o Teatro Youtube, com uma programação teatral e de expressividade para criadores do universo digital, e a Estante Virtual, com uma oferta de livros novos e vendidos por sebos.

Jochen Volz, curador e diretor-geral da Pinacoteca de São Paulo, foi o responsável pela escolha das obras que ficarão expostas pelos próximos 12 meses na Galeria Magalu. “A exposição ‘Jogo de Cena: obras do acervo da Pinacoteca de São Paulo’ representa uma oportunidade para o museu dialogar com um público diverso, em um contexto espontâneo e descontraído”, afirma. “É missão da Pinacoteca promover um encontro com a arte brasileira de forma ampla, sendo Jogo de Cena um convite para a reflexão sobre as múltiplas dimensões da representação do corpo e da teatralidade na arte brasileira.”

Primeira Exposição

“Jogo de Cena” aborda as diversas representações do corpo e da teatralidade na arte brasileira. A exposição terá duração de um ano, período em que as peças expostas podem ser periodicamente substituídas por outras do acervo sob a mesma temática.

A mostra propõe uma leitura expandida da cena artística nacional, articulando trajetórias de artistas de diferentes origens e gerações. O Espaço Pina é “abraçado” pelo painel Onde a Linha Equilibra o Eu (foto), da artista paulistana Soberana Ziza, comissionado especialmente para o espaço. A obra traz reflexões sobre visibilidade, território e as lutas envolvidas no desenvolvimento da metrópole.

Trabalhos de de outros cinco artistas compõem a narrativa da exposição, como as  pinturas de Bajado (1912–1996) da década de 1970, esculturas monumentais da série Comediantes, de Francisco Brennand (1927-2019), além de Animal Estático (1966), de Liuba Wolf (1923–2005), Raoni (1986), de Miguel dos Santos, e Yuxin (2022), de Kássia Borges. 

A Galeria Magalu

A Galeria Magalu é a tangibilização do ecossistema de negócios do Magalu e um projeto inovador. Ao reunir todas as suas marcas de varejo em um único ponto, o grupo Magazine Luiza desenvolve um espaço que combina venda e experiência, calor humano e o que há de mais moderno e avançado no setor.

Além da manutenção do teatro e da criação do espaço da Pinacoteca, outros espaços da Galeria vão cruzar “mundos” de experimentação de produtos, eventos, ofertas, serviços e consumo. Um exemplo é a Casa da Lu, uma área interativa, na qual o público entra no espaço – até então virtual – de uma das maiores influenciadoras digitais do mundo e onde as marcas poderão expor suas novidades.

Crédito foto: Divulgação.

Close