Publicado por 7:53 pm Televisão

‘Interurbano’, coprodução entre TV Globo São Paulo e EPTV, estreia 2ª temporada e exalta cultura sertaneja

Episódios inéditos apresentam personagens reais, duplas musicais e tradições que representam o universo sertanejo entre Campinas e São Paulo

Neste sábado, dia 19 de julho, a TV Globo São Paulo e a EPTV, afiliada da Globo no interior paulista e sul de Minas Gerais, estreiam a segunda temporada de ‘Interurbano’, produção que celebra as conexões culturais, afetivas e gastronômicas entre São Paulo (SP) e Campinas (SP). Com duração de 40 minutos por episódio, o programa prova que as duas cidades não estão conectadas apenas pela Rodovia dos Bandeirantes, mas também por laços culturais. Da viola dos sítios às baladas sertanejas, do café ao prato feito e do lazer ao trabalho, ‘Interurbano’ evidencia os pontos em comum que mesclam os limites entre capital e interior.

Apresentado em conjunto pelos repórteres da Globo SP, Cauê Fabiano, e da EPTV, Edlaine Garcia, e com o sertanejo como tema central, o episódio de estreia, intitulado “A Alma”, revela como essa cultura está profundamente enraizada no cotidiano e nos sentimentos dos brasileiros. Entre os destaques, um casal que celebrou sua paixão pelo universo country com um casamento temático; um luthier (violeiro) do interior que transforma madeira em violas caipiras, mantendo viva essa tradição musical; além do compositor e pesquisador Ivan Vilela, que reflete sobre a força da cultura caipira no Brasil.

O programa também explora a gastronomia caipira em restaurantes do interior e da capital; traz a dupla Magno e Marciel, que viralizou nas redes sociais com seu estilo tradicional; e apresenta o quadro “Cantarolando”, que ouve das ruas quais músicas sertanejas embalam o coração das pessoas.

Max Oliveira, diretor de programação da TV Globo São Paulo, explica o retorno do programa em 2025. “O desempenho de audiência e a repercussão positiva da primeira temporada nos ajudaram a validar o sentimento que ainda há muito o que contar sobre essas duas regiões e que o programa merecia voltar para a grade em 2025. A cada nova temporada, uma evolução. Sendo a temática sertaneja, a curadoria dos personagens da vida real foi especialmente pensada para representar este estilo de vida, sob a perspectiva da imersão nesse mundo”, conta. 

Fabiana Valle Teixeira, gerente de Entretenimento do Grupo EP, conta que a nova temporada mergulha na relação entre a cultura do interior e a trajetória deste estilo de vida nas duas regiões. “O sertanejo tem muita ligação com o passado e desperta uma forte memória afetiva. Nesta temporada, mostramos como essas duas regiões evoluíram junto com a história do gênero, passando pela linguagem, pela moda e pela gastronomia, com um destaque especial para a música, que é o fio condutor dos quatro episódios. Inclusive nos aprofundamos na história de Inezita Barroso, grande mulher do sertanejo, cujo acervo está sob os cuidados da USP”.

“Essa segunda temporada explora de um jeito muito bonito as raízes caipiras e sertanejas de São Paulo, e passa por elementos que nos remetem a lembranças muito afetivas: a comida, a música, as histórias contadas na família. Mais uma vez, eu e Edlaine, essa parceira maravilhosa, saímos em busca do que conecta a capital ao interior, e que com essa troca produz coisas maravilhosas, desde receitas que vão passando de geração em geração até ícones e pioneiros da música caipira que fizeram sucesso mundo afora. São quatro episódios deliciosos para assistir com todo mundo em casa, e também para se emocionar, relembrar histórias, e para dar risada, especialmente na parte em que eu me arrisco na dança country. A gente espera que as pessoas se identifiquem, se recordem de alguém, de um cheiro, cantem a música conosco. Que, ao final de cada episódio, outras histórias sejam lembradas e contadas na sala”, torce o apresentador Cauê Fabiano.

A apresentadora Edlaine Garcia também comenta sobre a conexão do interior paulista com o cotidiano das pessoas da capital. “Acredito que todo mundo tem uma parte da vida no interior, seja um membro da família, pela culinária, pelas baladas sertanejas, o jeito de falar ou de se vestir.  E é isso que nós queremos trazer nos quatro episódios. Uma novidade interessante é que trazemos um pouco mais do sertanejo feminino, com o protagonismo que as mulheres representam também no estilo musical”, adianta ela.

Com exibição aos sábados até agosto, ‘Interurbano’ vai ao ar na TV Globo São Paulo, depois do ‘Paulistar’, e após o programa Mais Caminhos, na EPTV Campinas, que abrange 49 municípios.

Interurbano

TV Globo – São Paulo

Datas: 19 e 26 de julho e 02 e 09 de agosto (sábados)

Onde: TV Globo SP e EPTV Campinas e também disponível pelo Globoplay

Crédito fotos: Divulgação.

Close