Em parceria com a Dona Jô e o Instituto Bia Rabiovich, as oficinas “faça e venda” capacitarão empreendedores da periferia de 5 de agosto a 23 de setembro
A partir desta terça-feira, 05 de agosto, até 23 de setembro, o Mercado Municipal Paulistano, o Mercadão, será palco de um projeto especial de formação com foco em empreendedorismo gastronômico. Em parceria da Mercado SP com a Torteria Dona Jô e o Instituto Bia Rabiovich, o projeto Gastronomia Empreendedora oferecerá 12 aulas presenciais no Espaço de Gastronomia e Cultura do Mercadão.
Voltadas a empreendedores em situação de vulnerabilidade social, as aulas seguem o modelo “faça e venda” e terão foco na capacitação técnica, geração de renda e valorização da cultura alimentar local. A iniciativa prevê, ainda, visitas técnicas ao Mercadão e ao Mercado Kinjo Yamato, e a interação com comerciantes e boxes parceiros.

Comandadas pela chef Dona Jô, responsável também pela mentoria pedagógica do curso, as oficinas abordarão desde técnicas culinárias básicas até noções de gestão de insumos, higiene e aproveitamento integral dos alimentos. Os produtos preparados poderão ser doados à equipe de reciclagem do Mercadão, fechando o ciclo 360º com responsabilidade social.
Além da aula inaugural (05/08), a programação inclui as seguintes aulas práticas: higiene e manipulação de alimentos (06/08); massas e molhos (06/08); tortas e quiches (07/08); bases na cozinha (15/08); cozinha brasileira/acarajé (18/08); panificação (22/08); pizza (01/09); biscoito (02/09); confeitaria/faça e venda (12/09); confeitaria (15/09); confeitaria (16/09). Haverá, no dia 23 de setembro, uma cerimônia de formatura para os participantes.
“O Mercadão tem sido palco de experiências que unem gastronomia, cultura e impacto social. Receber um projeto como esse, que fortalece o empreendedorismo e promove inclusão por meio da alimentação, é mais uma forma de ampliar o papel do Mercadão na transformação da cidade”, afirma Aldo Bonametti, CEO da Mercado SP.
Crédito fotos: Divulgação.