Publicado por 9:30 pm Famosos

Participação de Alvaro no Domingão quebrou a internet e aqueceu audiência do dominical

Com a entrada do influencer na Dança dos Famosos, mais uma vez a TV mostra que a relação de credibilidade e autoridade do criador com seu público pode ampliar sua audiência, num jogo de ganha-ganha

Influencers na TV aberta não são novidade, mas a proporção do impacto de alguns deles em momentos específicos pode surpreender. Um dos exemplos mais recentes é a participação de Alvaro, humorista e influenciador com milhões de seguidores nas redes sociais, no quadro Dança dos Famosos, do programa Domingão com Huck. Alvaro é dono de um perfil com 16,3 milhões de seguidores no Instagram e 7,4 milhões no Tik Tok, além de sócio da maior agência de influenciadores do Nordeste brasileiro, a Viraliza. Ele é o exemplo mais comentado atualmente dessa que é uma estratégia vantajosa para ambos os lados, conquistando novas audiências e transformando as linguagens. 

A presença de Alvaro foi anunciada em collab no Instagram pessoal de Huck e da TV Globo no dia anterior e, o vídeo de sua entrada contava com a participação de diversos mega influencers, como Carlinhos Maia, Lucas Guedez e Gabô Pantaleão. A internet quebrou. E não só ela: a Globo atingiu 15,9 pontos de audiência no domingo, número próximo ao teto de audiência do ano anterior. 

É como se Álvaro entrasse na casa de cada um de seus seguidores e os convidasse, como fez no post com a família, a assistirem à TV, um meio massivo menos frequentado pelas gerações mais jovens. Ali, humor, autenticidade, storytelling, tudo se enriquece com sua presença. E é nessa busca em se renovar e atrair um público mais jovem e engajado, que consome conteúdo principalmente pelas plataformas digitais, que a linguagem televisiva pode realizar experimentações e encontrar novos caminhos para se reinventar. 

O especialista em marketing e diretor artístico da Viraliza Igor Beltrão resume essa dinâmica como um jogo de “ganha-ganha”. “A televisão ganha com o potencial de audiência cativa e engajada e, os influenciadores, encontram na TV uma oportunidade de expandir sua marca, atingir uma audiência mais ampla e consolidar sua imagem”, diz. E completa: “Se manter relevante em um cenário de mídia cada vez mais fragmentado e competitivo no quesito a quem dedicar sua atenção é um desafio que todos que trabalham com comunicação enfrentam e essa solução ainda promete ser bastante explorada de forma cada vez mais renovada”, considera.

O caso “BBB” e a popularidade instantânea

O aprendizado da Globo nessa parceria já conta alguns anos. Um dos exemplos mais notáveis do poder dos influenciadores na TV é o Big Brother Brasil. A edição de 2020, que incluiu influenciadores como Manu Gavassi e Bianca Andrade (Boca Rosa) no elenco “Camarote”, gerou um engajamento sem precedentes. Durante o confinamento, a popularidade de ambos cresceu exponencialmente nas redes sociais, com Manu Gavassi ganhando milhões de seguidores e se tornando um dos assuntos mais comentados na internet. Dessa edição em diante, os influencers viraram um capítulo especial das edições. E essa fusão do universo digital com a TV trouxe um novo público para o programa, que passou a acompanhar o reality e a interagir em tempo real nas redes sociais, o que, por sua vez, impulsionou a audiência da TV.

Uma pesquisa do Instituto Qualibest sobre influenciadores digitais mostrou que 71% dos brasileiros online seguem algum influenciador e que 73% já compraram algum produto recomendado por eles. Essa conexão direta e pessoal que os influenciadores estabelecem com seus seguidores é um dos principais motivos pelos quais sua migração para a TV têm tanto sucesso. Eles trazem consigo não apenas um número de seguidores, mas uma audiência fiel e engajada, que muitas vezes acompanha o programa de TV para ver seu “ídolo” em um novo formato, além de um público muitas vezes formado por gerações mais jovens. 

Crédito foto: @wcnoclick.

Close