Espetáculo revisita clássico de Federico García Lorca em versão provocadora sobre repressão, gênero e desejo
O grupo Os Satyros leva aos palcos do Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado, gerido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), sua versão de A Casa de Bernarda Alba, clássico de Federico García Lorca escrito em 1936. A montagem acontece dia 04 de agosto, segunda-feira, às 20h, com entrada gratuita.
Após a morte do marido, Bernarda Alba impõe um rigoroso luto às suas cinco filhas, confinando-as dentro de casa sob uma disciplina inflexível. Neste espaço de reclusão e desejo contido, rivalidades, paixões proibidas e tensões crescentes anunciam uma tragédia prestes a eclodir. A versão dos Satyros atualiza a potência simbólica da obra ao propor múltiplas formações de elenco: exclusivamente feminina, exclusivamente masculina e elenco misto. Com isso, os criadores ampliam os sentidos da narrativa, abordando de forma crítica o patriarcado, o machismo estrutural e as normas de gênero.
Com direção de Rodolfo García Vázquez e adaptação de Ivam Cabral, a encenação une drama intenso à investigação estética, vocal e corporal. A trilha sonora original é assinada por Felipe Zancanaro e as canções foram compostas por André Lu, que também integra o elenco. A proposta é provocar reflexões sobre poder, silenciamento e liberdade numa sociedade ainda marcada por opressões.
ServiçoA Casa de Bernarda Alba – Os Satyros
Data: 04 de agosto, segunda-feira, às 20h
Ingressos: Gratuitos | Retirada na bilheteria 1 hora antes do início do espetáculo
Duração: 100 minutos
Capacidade: 143 lugares + 6 espaços para cadeirantes
Classificação indicativa: 16 anos
Local: Teatro Sérgio Cardoso – Sala Nydia Lícia – Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo/SP
Crédito foto: André Stefano, Tai Zatolinni e Aloander Oliveira.