Espetáculo revisita a trajetória do canto negro norte-americano e destaca a presença de uma artista travesti na interpretação de clássicos do jazz
O Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), recebe no dia 03 de dezembro, quarta-feira, às 20h, o espetáculo Trans Jazz By Divas, performance musical que revisita marcos da história do canto negro norte-americano e homenageia artistas como Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Billie Holiday, Mahalia Jackson, Carmen McRae e Tata Vega. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes da sessão.
Interpretado por Paola Valentina Xavier, o espetáculo percorre spirituals, standards de jazz e composições autorais para apresentar uma leitura cronológica da evolução musical ligada às lutas por igualdade racial e direitos civis nos Estados Unidos. A construção cênica combina narrativa, performance vocal e interação com o público, aproximando o repertório de temas que atravessam passado e presente.
Natural de Americana (SP), Paola iniciou sua formação em corais durante a infância e, aos 16 anos, entrou para o universo das artes como transformista, experiência que antecedeu seu processo de transição e consolidou sua identidade de palco. Após interromper a carreira em razão de episódios de transfobia, retoma sua trajetória artística em 2020, aprofundando estudos em black music e jazz. Foi selecionada para o programa ASA – Arte Sônica Amplificada, iniciativa do British Council e Oi Futuro, e segue especialização em canto belting e improvisação jazzística com a cantora norte-americana Cynthia Tignor Borgani pela Faculdade Souza Lima. Também atuou como produtora executiva e curadora no Teatro Sérgio Cardoso e no Museu da Diversidade Sexual.
Serviço
Trans Jazz By Divas
Data: 03 de dezembro, quarta-feira, às 20h
Ingressos: gratuitos, com retirada uma hora antes
Local: Sala Paschoal Carlos Magno – Teatro Sérgio Cardoso – R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo
Duração: 90 minutos
Classificação etária: livre
Crédito foto: Divulgação.