Marcelo Mello apresenta 20 esculturas em cerâmica na Galeria de Arte do Mercado Público de Florianópolis
A pesca artesanal da tainha, tradição preservada em Florianópolis, ganha reconhecimento na exposição “Vigias”, do artista Marcelo Mello. A mostra, que reúne 20 esculturas em cerâmica e pode ser visitada gratuitamente na Galeria de Arte do Mercado Público Municipal de Florianópolis até o dia 24 de junho, presta uma homenagem aos Mestres da Vigia.
“O Mestre da Vigia é fundamental e o personagem central durante a pesca. É ele que observa, protege e intervém no processo pesqueiro”, compartilha o artista, defensor da tradição local.
O processo de criação das esculturas envolveu mais de cinco anos de pesquisa e contato direto com pescadores, em encontros e conversas na faixa de areia. Além de observar os pontos de vigia nas praias de Florianópolis e da região, Mello coletou fragmentos de barcos, âncoras e madeiras, elementos que agora se refletem nas peças da exposição.
“Além das trocas com os pescadores, coleto pedaços de barcos, madeiras, âncoras, metais e ouço histórias e estórias de embarcações e de vidas. E muito disso está refletido nas peças que compõem a exposição”, destaca Mello, que apresenta figuras abstratas banhadas por óxidos e esmaltes que, na visão do artista, simbolizam os ‘vigias’.
Esta é a segunda vez que o artista apresenta seus trabalhos no Mercado Público Municipal de Florianópolis. Em 2019, Mello expôs a mostra “De todas as coisas do mar”, que explorava a cultura náutica e a pesca.
A exposição “Vigias” pode ser visitada de segunda a sexta, das 12h às 18h, na Sala José Cipriano, que fica no piso superior da Galeria de Arte do Mercado Público Municipal de Florianópolis. A entrada é pela Rua Deodoro, 60, e a visitação é gratuita.
Crédito foto: Marcelo Mello.