Waldir Junior apresenta detalhes do projeto luminotécnico do Quarto Suna Reveev

Lighting designer considera que a iluminação é a alma de qualquer ambiente

A convite de OSA Arquitetos, autores do Quarto Suna Reveev, Waldir Junior assina a iluminação do ambiente da mostra CasaCor Santa Catarina 2021. “Já admirávamos muito o trabalho de Waldir e a mostra foi uma linda oportunidade para unirmos forças para atingir um resultado projetual ainda melhor”, pontuam os arquitetos. Suna significa areia, em japonês, e foi pensando neste casamento entre a areia da praia e água do mar, que o lighting designer executou o projeto. A mostra ficará aberta para visitação até 12 de setembro.

Muito mais do que corrigir a deficiência da luz natural dos espaços, a iluminação é a alma de um ambiente. É ela que torna o local gostoso de ficar, acolhedor. É ela que destaca o que precisa ser mostrado. Para Waldir Junior, renomado lighting designer catarinense, “um ambiente bonito a pessoa só vê, mas um ambiente bem iluminado, a pessoa sente”. E é com este conceito que ele trabalha desde 2018, desenhando produtos voltados à iluminação, ensinando o que sabe e idealizando projetos luminotécnicos em parceria com arquitetos de todo o Brasil.

Morador de Balneário Camboriú e apaixonado pela praia, Waldir Junior conta que se sentiu em casa quando recebeu o convite da OSA arquitetos para assinar o luminotécnico do quarto. “Logicamente temos de estar atentos ao storytelling dos arquitetos, mas o Quarto Suna Reveev tem muito a ver com as minhas concepções de vida. Isso facilitou muito o trabalho”, considera o lighting designer.

O ponto focal do projeto é o teto do quarto, que tem como referência o sistema Waves em led digital, indo e vindo e tornando o ambiente em movimento, ainda mais leve e aconchegante. “Nossa proposta foi de deixar o quarto com cara de praia. Então, programamos as fitas turnablewhite para alternarem os tons frios e quentes de branco e de amarelo. Assim, conseguimos criar o efeito de ‘time lapse’, quando o sol nasce e se põe naquela iluminação”, explica Waldir Junior.

Além do teto, os destaques da iluminação do ambiente ficam com os 12 pendentes Tombo, de Guilherme Wentz, no jantar, o abajur Snoopy, desenhado por Achille e Píer Castiglioni para a italiana Flos, na lateral da cama e a arandela Antígone, assinatura de Waldir Junior, na sala de banho.

Fotos: Fabio Jr, divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *