Cooperativa transforma a vida de pessoas e de comunidades abraçando diversas causas sociais e ambientais

Ciente da importância do seu papel na sociedade, a Cooperativa de Crédito Únilos mantém a sua atuação em sintonia com as iniciativas da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Aprovado em setembro de 2015, o documento estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, além de garantir que as pessoas possam desfrutar de uma vida melhor.

“As cooperativas podem ter um papel ativo fundamental na implementação da Agenda 2030, pois são empresas centradas nas pessoas, e que atuam de acordo com valores e princípios éticos, globalmente aceitos. A origem de uma cooperativa é a identificação de uma necessidade comum, por isso implementamos os ODS em busca de um futuro melhor”, destaca Delbora Machado, diretora executiva da Cooperativa de Crédito Únilos.

A Cooperativa que atua na grande Florianópolis é um belo exemplo de como fazer diferença. Desenvolve, ao longo de sua história, projetos que estão diretamente ligados aos ODS estabelecidos pela ONU. Tanto que, recentemente, tornou-se a primeira Cooperativa de Crédito do Brasil a aderir oficialmente aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs – Women’s Empowerment Principles) da ONU Mulheres. O título é concedido a empresas que cumprem as práticas do empoderamento feminino, da equidade de gênero e se comprometem em fortalecer os esforços mundiais pela causa. 

Grande Florianópolis + Verde

Campanhas ambientais também são abraçadas pela Únilos, como a Grande Florianópolis + Verde, envolvendo as ações “Um Pix, Uma Árvore” e “Um Cooperado, Uma Árvore”, que acontece em todas as oito unidades de atendimento da Cooperativa, incluindo a Agência Digital.  O projeto visa contribuir para um mundo mais verde para as futuras gerações. A empresa doa uma muda nativa a cada novo cooperado que se associa à cooperativa, e também para cada cooperado que em sua conta cadastrar a chave Pix, que é uma solução financeira lançada pelo Banco Central e a Únilos foi a pioneira ao ‘transformar’ essa solução tecnológica em árvores. Para potencializar o efeito positivo, é realizada uma parceria com a iniciativa pública, entregando as mudas para as Fundações do Meio Ambiente dos municípios de Florianópolis, São José e Palhoça, conforme as necessidades de cada localidade.

De acordo com o Coordenador de Comunicação, Marketing e Relacionamento com o Cooperado, Guilherme Carvalho, já foram doadas 11 mil mudas e a meta é chegar ao fim de 2022 com 15 mil árvores entregues.

Ideia é atuar em diferentes frentes

Valores embutidos nos ODS, como igualdade, equidade e solidariedade, estão alinhados com os valores cooperativos. Assim, a Agenda 2030 apresenta uma oportunidade única para as cooperativas demonstrarem capacidade de trabalhar também em prol das pessoas.

“Somos signatários do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, maior movimento voluntário pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do país. Para fortalecer ainda mais nossos princípios, hoje temos parceria ativa com o Pró Autismo Floripa, com o hub de impacto social Prototipando a Quebrada – PAQ e com a Associação Surf Sem Fronteiras – ASSF. É uma grande honra para todos os colaboradores fazer parte destes projetos que cuidam das pessoas e que têm como missão, assim como nós, em dar oportunidades, transformar vidas e diminuir a desigualdade social”, destaca Guilherme Carvalho. 

Crédito imagens: Divulgação.

Previous Post
Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *