Publicado por 3:50 pm LifeStyle

Vem aí a melhor temporada de verão dos últimos anos em Florianópolis

Expectativa otimista se justifica diante da demanda reprimida do período de pandemia e rotas aéreas que trazem turistas estrangeiros para a Capital

Autoridades, hoteleiros e operadores de Turismo de Florianópolis aguardam para 2023 a melhor temporada de verão dos últimos anos. A expectativa se justifica muito além das belezas naturais da Capital catarinense: o atendimento à demanda reprimida pela pandemia nos últimos dois anos, a retomada do setor de eventos e as novas conexões aéreas, com retorno forte de turistas de países da América Latina.

Os números ainda são uma incógnita para o setor, tamanha a expectativa com a temporada, que tradicionalmente se inicia em 1º de dezembro e se encerra no dia 28 de fevereiro. Mas depois de ficar restrito ao turismo doméstico nos últimos dois anos de pandemia, a cidade volta a recepcionar visitantes tradicionais, como argentinos, e a consolidação do trabalho de divulgação realizado em outros países, como Chile, Uruguai e Paraguai.

“Não há como dizer um número que não tenha uma margem de erro pequena. Nos baseamos em indicadores que são: taxa de ocupação da hotelaria; movimentação no aeroporto; movimentação na rodoviária; movimentação nas rodovias; consumo de energia e toneladas de resíduos. Com essas informações é possível comparar períodos e perceber se foi mais ou menos movimentada que as anteriores, além de nos prepararmos para os anos seguintes”, relata o superintendente de Turismo da Prefeitura de Florianópolis, Vinicius de Lucca.

Por outro lado, essa expectativa é alimentada pela procura por passagens aéreas e pacotes de hospedagem. “De qualquer forma, seguramente, pelas buscas em agências de viagens online, pela quantidade de voos diretos – inclusive da Argentina, do Chile, do Paraguai e do Uruguai – e tb com vários voos diretos com capitais do Nordeste e do Centro-Oeste – além dos tradicionais emissores – a temporada em Florianópolis será muito forte”, assegura.

O gerente de promoções da Santur, Fabio Farber, destaca o otimismo do mercado com a temporada. “Temos tudo para ter um grande verão. Temos uma demanda reprimida muito forte e podemos dizer que estamos entrando no primeiro ciclo de verão dentro de uma normalidade. O próprio aeroporto tem 26 rotas diretas, inclusive com rotas novas no mercado da América Latina”, afirma.

Um dos principais equipamentos turísticos de Florianópolis e localizado no Norte da Ilha, o Resort Costao do Santinho também se prepara para recepcionar um grande fluxo de turistas. De acordo com Betânia Buriol, coordenadora de vendas do Mercado Internacional do Resort Costao do Santinho, a expectativa de vendas para a temporada já está consolidada, com resultado favorável. “Antecipamos as vendas de verão em relação aos anos anteriores”, afirma.

Segundo Buriol, um fator benéfico para obtenção desse resultado é a conectividade aérea da Capital. “A Floripa Airport tem sido um parceiro estratégico do Costao e o nosso aeroporto está muito bem servido com voos diretos da Argentina, Chile e Uruguai. Somos o resort all inclusive mais próximo desse turista, então depois de apenas uma a três horas de voo, é pé na areia e caipirinha”, relata.

Crédito: Divulgação.

Close