Publicado por 1:19 pm Todos

CASACOR apresenta campanha 2023 “Corpo & Morada” ao lado de sua nova parceira, a Agência Sharp

CASACOR, a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas, começa 2023 cheia de novidades. Uma delas é a parceria inédita com a Agência Sharp, que assume a comunicação da marca e, ao lado do time de curadoria, é responsável pela criação e execução do tema para este ano: “Corpo & Morada.”

Sharp foi escolhida pela CASACOR, por ser um hub de inteligência cultural que une metodologias para construir soluções criativas, facilitando o diálogo entre marcas, culturas e suas comunidades, acreditando no poder da vivência, da pesquisa e da colaboração para desenhar projetos de relevância e impacto, sempre atrelados aos objetivos de negócio.

Assim, começaram a nascer o tema e a campanha da CASACOR 2023, que traz um conjunto de macrotendências de comportamento, que impactam o estilo de vida contemporâneo e foram mapeadas pelos curadores de CASACORLivia Pedreira, Pedro Ariel Santana e Cristina Ferraz, que entendem que o cenário de incertezas persiste.

O mapeamento de tendências teve acurada leitura da Agência Sharp, que traduziu o estudo em imagens, tendo como resultado uma campanha de fotos impactantes, que serão a guia da marca e estarão estampadas em todas as 20 praças nacionais, 4 internacionais e para a icônica mostra de São Paulo.

A Criação

O processo criativo baseou-se em 4 macro pilares: a casa como um lugar de subjetividade; a casa como um lugar maternal; a casa como um lugar de permanência e a casa como um lugar de conhecimento.

“Pensamos de maneira ampla para criar um conceito que fosse além dos movimentos de mercado e também dialogasse com as pessoas e comunidades culturais que constroem e avançam os territórios da mostra, traduzindo a nova relação do ser humano com seu corpo e sua morada, sobre como a nossa casa é o nosso corpo e vice-versa”, revela Mariana StabileFounder e CEO da Sharp.

A partir desses pilares, foram idealizadas duas premissas para viver a casa: tratar a si mesmo como se trata a casa e tratar a casa como se trata o próprio corpo. “Mais que isso, “Corpo & Morada”’ é a materialização de duas coisas simultaneamente agregadas a partir da ideia de que sempre caminham juntas”, conta a estrategista e pesquisadora da Sharp, Gabriela Campos.

Esse quadro faz com que os curadores da CASACOR e a Sharp, apoiados pelo Manifesto 2023, acreditem que a atenção, o afeto e o cuidado devem permear as nossas relações com o corpo, a mente, o outro, a casa, o consumo, a cidade e o planeta, propondo uma nova cartografia do afeto, baseada na ancestralidade, na tolerância, na diversidade e na empatia.

Na parte visual, a grande novidade é o uso de fotografias. Toda a campanha ilustra a simbiose entre corpo e casa. As imagens são repletas de detalhes de materialidade, texturas, luz e estrutura, elementos muito vistos nas fotografias de arquitetura, que junto com a frase, ‘é necessário que a fachada se transforme em pele’ – um dos motes do relatório de tendências CASACOR 2023 – norteou o que viria a seguir em matéria de design.

O objetivo foi criar uma experiência de casa que fosse o mais íntima possível.” revela Raphael Tepedino, Diretor Criativo a Sharp. “Fizemos um mergulho na pesquisa de tendências da CASACOR e usamos diversos insights do workshop feito pela agência para definirmos o caminho visual e o enunciado. Corpo & Morada foi pensado como uma combinação fluida da estrutura arquitetônica com a estrutura corporal. Imagens da casa, dos objetos e da arquitetura foram mescladas aos detalhes da arquitetura.” complementa o criativo

Crédito: Divulgação.

“Nossa grande inspiração foi a comunicação de arte, para aguçar a curiosidade do público sobre o que ele irá ver na CASACOR desse ano. Para isso usamos imagens que não tivessem muito contraste entre si e se complementassem, borrando a barreira entre o que é o corpo e a casa, passando a ideia de que um é a extensão do outro”, explica João Veloso cocriador da campanha, que complementa: “Para os profissionais que vão participar desta edição, essa é uma oportunidade de oportunidade de trabalhar com mais subjetividade seus espaços”.

Além de Mariana Stabile (Founder e CEO), Gabriela Campos (Estrategista e Pesquisadora), Raphael Tepedino (Diretor Criativo) e João Veloso (Diretor Criativo), participaram da criação Fernanda Ricardo (Head de Operações e Projetos), Thais Francoski (Líder de Estratégia), Patricia Gianini (Líder de Projetos), Keila Ramalho (Gerente de Projetos) e Juliana Sacramento (Copywriter).

CASACOR São Paulo

A principal edição da CASACOR, a CASACOR São Paulo, será realizado de 30 de maio a 6 de agosto, voltando a ocupar o calendário do primeiro semestre, como era tradição até 2019.  O palco de tudo isso será, pela segunda vez, o Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, dando continuidade ao sucesso da sua edição comemorativa de 35 anos, que ficou marcada na história do evento. Em 2023, a mostra estará num espaço ampliado e terá mais de 11.000m² de área construída. A CASACOR São Paulo vai ocupar o mezanino e o terraço aberto do prédio, com uma configuração totalmente nova para os visitantes que poderão conhecer ainda mais de perto a arquitetura do icônico edifício.

Sobre a CASACOR

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2023 chega à sua 36ª edição em São Paulo, com 17 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Ribeirão Preto e Tocantins), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).

Close