Publicado por 3:23 pm Agitos, Música

Vanessa da Mata e João Gomes lançam “Comentário a respeito de John”

Cantora também disponibilizou uma versão solo da faixa

Vanessa da Mata une sua potente voz ao forró na terceira música lançada de seu novo álbum, Vem Doce. A cantora disponibilizou duas versões da faixa “Comentário a respeito de John”, uma com participação do João Gomes e a outra somente com seus vocais. A regravação da conhecida obra de Belchior e José Luiz Penna chega acompanhada de um videoclipe gravado no Rio de Janeiro sob direção do Bruno Fioravanti. “Comentário a respeito de John” chega nesta sexta-feira (10) às plataformas de música, também dia do aniversário de Vanessa.

Assista aqui: https://youtu.be/kXzI9E99nUY

Ouça aqui: https://onerpm.link/comentarioarespeitodejohn

Saia do meu caminho/ Eu prefiro andar sozinho/ Deixem que eu decida a minha vida/ A minha vida/ Não preciso que me digam/ De que lado nasce o sol/ Porque bate lá meu coração/ Meu coração

Crédito: Bruno Fioravanti.

Para Vanessa da Mata, essa letra traz um depoimento sobre um Brasil pertencente à América Latina, no sentido de localização, mas também de se reconhecer latino. Um Brasil que mantém o pertencimento ativo e não alheio, que tem a consciência de seu tamanho territorial e sua grande extensão cultural, com suas diferentes vivencias e discursos. Uma terra só e tão diversa. “Perfeita para o momento de renovação que o nosso país vive, de esperança para muita gente. Um novo ciclo”, completa a cantora.

A música que ganhava os corações dos brasileiros no álbum “Era Uma Vez um Homem e Seu Tempo”, em 1979, volta agora com sua atemporalidade, na voz de Vanessa da Mata e João Gomes, com uma roupagem popular e doce. A pedido da cantora, o instrumental é composto por elementos tradicionais do forró: uma sanfona marcante, tocada pelo consagrado Mestrinho, e o triângulo que traz as raízes do gênero.

João Gomes é um cantor e compositor brasileiro de piseiro. Com apenas 20 anos, nascido em Serrita, pequena cidade do sertão pernambucano e conhecida como Capital do Vaqueiro, foi o cantor mais ouvido no país no ano passado. O jovem artista já soma milhões de seguidores nas redes sociais, milhões de ouvintes mensais no Spotify e emplacou um hit na novela Pantanal.

“Conheci recentemente o João Gomes, quando ele cantava minhas músicas e me chamou para cantar junto em seu DVD. Eu de cara percebi uma toada de aboio na voz dele. A tradição é muito forte em seu cantar. Quando ouvimos João Gomes, sem o ritmo do piseiro, ouvimos todas as influências tradicionais dos vaqueiros. Isso me agrada muito! Ele tem o timbre e a entonação de um senhor da tradição nordestina cantando, transparecendo suas influências nos aboios. Ele é fã de Belchior, eu também, tinha tudo para dar certo”, finaliza Vanessa da Mata.

Com um look todo em jeans e cabelos trançados, Vanessa da Mata estrela o clipe na companhia de João Gomes e da avó dele, Dona Josilene. O vídeo conta com roteiro e direção de Bruno Fioravanti e apresenta os músicos interpretando a faixa lado a lado num casarão em Santa Teresa. A obra também conta com imagens de Vanessa da Mata e João Gomes dançando juntos, intercaladas com momentos do cantor interagindo com sua avó.

“Comentário a respeito de John” conta com o percussionista Vanderlei Silva, filho do baterista Robertinho Silva, que tocou bateria e pandeiro na gravação original desta música com Belchior em 1979.

Ficha Técnica

Vanessa da Mata: Vocais

Maurício Pacheco: Viola Caipira e Guitarra

Renan Martins: Bateria

Rodrigo Braga: Teclado

Magno Souza: Baixo Elétrico

Vanderlei Silva: Percussão

Mestrinho: Sanfona

Arranjos – Coletivos entre todos

Produção Musical – Vanessa da Mata

Gravação no Estúdio Visom Digital (RJ)

Engenheiro de Gravação: Léo Alcantara

Assistente de Gravação: Gelson Jr. Santana e Luís Fernando Fonseca  

Mixado por: Léo Alcantara na Visom Digital (RJ)

Masterizado por Carlos Freitas na Classic Master (SP)

Crédito foto capa: Priscila Prade.

Close