Publicado por 6:38 pm Sabores

Chocolate e vinho combinam? Saiba como harmonizar as duas delícias

Com a proximidade da Páscoa, a dica é descobrir as possibilidades dessa união

O vinho é um personagem que está ganhando mais espaço na cena gastronômica dos brasileiros e, na Páscoa, temos uma ocasião em que brindar com a bebida é parte oficial do ritual do feriado. A novidade, porém, é harmonizar vinhos com os diferentes tipos de chocolate, descobrindo as possibilidades das delícias juntas.  Prova que o vinho é um queridinho da vez no país são os dados da Horus, que apontam um crescimento no consumo de vinhos de 18% no segundo semestre de 2022, em relação aos primeiros seis meses do mesmo ano.

É verdade também que uma das questões da harmonização do vinho com chocolate é saber qual contraste ou semelhança pode ser explorada na combinação, diz o sommelier e CEO da loja Vinhos Nacionais, Leonardo Curra, ao destacar o caráter dos vinhos de sobremesa, categoria em que se enquadra as predileções que casam bem com o chocolate.

“Os vinhos de sobremesa são verdadeiras obras de arte, pois precisam ser alcoólicos e com dulçor e, nesse casamento, ter uma delicadeza que transmite elegância”, aponta o especialista.

Por isso, é fundamental alinhar bem as expectativas da combinação, promovendo uma explosão saborosa na boca. A junção, inclusive, é perfeita para a Páscoa, que acontece no outono, em uma estação também adequada para as surpresas dos vinhos em consonância com os diferentes sabores de chocolate.

Confira como harmonizar vinhos de acordo com o tipo de chocolate

É bom lembrar que essa emblemática combinação entre vinho e chocolate divide opiniões e muitas vezes o gosto pessoal é o que define. “Existe uma regra básica segundo a qual o chocolate não pode ser mais doce que o vinho, ou ter no mínimo o mesmo patamar de dulçor. É preciso equilíbrio para fazer essa combinação harmônica”, ressalta.

Chocolate branco: como tem a percepção forte da manteiga de cacau, e por ser muito aveludado e doce, a dica é escolher um vinho com o nível de doçura também alto, além de ter uma acidez para limpar a untuosidade. Por isso, a Moscatel é uma boa pedida e uma das marcas com belíssimos rótulos nessa linha é a vinícola IP, de Farroupilha (RS).

Chocolate ao leite: pela sua cremosidade e dulçor, esse tipo de chocolate requer um vinho com mais estrutura, o que cria maior afinidade entre os dois. Uma combinação perfeita é um licoroso tinto, como por exemplo o vinho oriundo da uva Tannat. Rótulos especiais, nessa linha, são encontrados nas vinícolas Fabian ou da Cordilheira, de Santana do Livramento, localizadas na região da Campanha gaúcha. Ambos têm passagem por barrica, o que os equilibra muito bem.

Chocolate meio amargo:  por ser uma iguaria que não apresenta tanto dulçor residual, comparada aos demais sabores de chocolate, e por apresentar uma complexidade importante com notas de tosta, especiarias e café, é bem acompanhada por um vinho seco de média intensidade. Essa linhagem de bebida faz a ligação entre a potência da bebida e do chocolate. Uma casta que acompanha bem é a Syrah, com notas de pimenta e chocolate. O Brasil conta com rótulos expressivos dessa uva, com destaque para os produtos da região da Serra da Mantiqueira com seus vinhos de dupla poda.

Vale enfatizar que essa é uma possibilidade que depende do gosto particular de cada pessoa. Por isso, o ideal é não se restringir para aproveitar as texturas.

“O segredo é sempre experimentar e procurar fazer de cada degustação uma experiência na qual os sabores se fundem em um só”, indica Leonardo.

Close