Publicado por 12:58 pm Agitos, Cultura

Maratona Cultural de Florianópolis reúne cerca de 150 mil pessoas em quatro dias

A capital catarinense transformou-se em um grande palco para receber público que curtiu a programação gratuita com mais de 300 ações da 9ª Maratona Cultural de Florianópolis

Uma cidade democrática, eclética, integrada e unida pela arte e pela cultura. Em ruas, parques, praças e teatros, os moradores e visitantes da capital catarinense deram um show à parte valorizando e reconhecendo a arte das centenas de artistas que se apresentaram nos quatro dias de evento. De acordo com a organização, cerca de 150 mil pessoas passaram pela 9ª Maratona Cultural de Florianópolis. 

Crédito: Tóia Oliveira.

Convidado especial do evento, o cantor Gilberto Gil encerrou a programação, na noite de domingo (26), com show no Palco Claro Música para um público de 60 mil pessoas, que participou e cantou em coro os maiores sucessos do artista. 

De acordo com a presidente do Instituto Maratona Cultural, Paula Borges, a edição que celebrou o aniversário de 350 anos de Florianópolis reforçou a vocação da cidade para cada vez mais receber grandes eventos que, sobretudo, valorizem a cultura e que a população se identifique. “Foram quatro dias de ruas, shows, teatros, exposições lotadas, pessoas felizes e sem nenhuma ocorrência. Cenário que só comprova o papel da cultura em nossa cidade também para as relações sociais, educação e economia. A Maratona Cultural cumpriu o seu propósito e, com certeza, será uma edição inesquecível”, destaca.

Foram mais de 70 horas corridas de uma programação intensa com 320 ações artísticas, dentre elas 94 shows e 18 peças de teatro; 15 bairros e 80 endereços com programação. No coração da cidade, o Palco Claro Música reuniu, já na primeira noite do evento, dois dos grandes nomes da música catarinense, Dazaranha e Camerata Florianópolis, para um show de duas horas e mais de 15 mil pessoas vibrando a cada canção. Já na sexta-feira (24), a cantora Majur ficou emocionada no palco. A artista contou que o público de Floripa viu um show único, apresentado apenas em duas ocasiões anteriores, e ainda agradeceu todo o carinho do público presente. 

A música foi um dos principais recortes desta edição, com atrações nacionais e estaduais nos palcos  #TMDQA – Tenho Mais Discos Que Amigos!, Phonolite, Kairós, Balaclava Hip Hop de Raiz e João Pinto, que receberam músicos convidados como Maglore, Flor Et, Brisa Flow e Francisco el Hombre, responsáveis por animar o público tanto quanto as bandas e cantores catarinenses dos mais diversos estilos musicais.

“Fechamos a edição com um destaque especial ao teatro e à programação infantil apresentada no espaço Engie. Todas as atrações apresentadas nos quatro dias tiveram lotação máxima, o que nos mostra que temos um público de todas as idades e sedento por consumir arte”, destaca Paula Borges.

Sobre a Maratona Cultural

A Maratona Cultural é uma realização do Instituto Maratona Cultural. Conta com apoio da CDL, Baía Sul. Apoio Cultural de Floripa Airport, Habitasul, Passeio Primavera, Ibagy e Teltec Solutions.⠀⠀

Patrocínio: Engie, Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis.⠀⠀

Incentivo: Claro, Cassol, Fort Atacadista, Jeep DVA, Programa de Incentivo à Cultura, Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina.⠀⠀

Crédito foto capa: Leandro Amaral.

Close