Publicado por 1:04 pm LifeStyle, Saúde

O verão acabou, mas a prevenção e cuidados com a saúde devem seguir o ano todo

Médico Nelson Cathcart Jr. explica que atividades físicas, alimentação de qualidade e ter uma boa saúde mental são fundamentais na prevenção de doenças, principalmente aquelas ligadas ao sistema digestivo

Para muitas pessoas, é comum ouvir a frase: o ano só começa depois do carnaval. Mas, será mesmo? Passadas as tradicionais festas de final de ano, férias e o término do verão, algumas pessoas deixam um pouco mais de lado os cuidados com a saúde, não só a física, mas também a mental. O médico gastroenterologista Nelson Cathcart Jr., que atende em Florianópolis, destaca que a prevenção deve ser feita durante o ano todo e não só como uma preparação para os dias de verão.

“Durante a consulta, sempre reforço para os pacientes que a saúde tem alguns pilares: como a saúde mental (incluindo o sono), manutenção do corpo físico (principalmente através de atividades físicas regulares) e uma alimentação equilibrada. Tudo isso está interligado, e todos afetam diretamente um dos maiores órgãos do corpo: o sistema digestivo”, destaca.

O gastroenterologista relembra ainda a expressão nem tão antiga, mas cada vez mais atual, que o ‘intestino é considerado o segundo cérebro’. “Sabidamente hoje é o órgão de maior expressão no nosso sistema imune, pois é ali que tudo que ingerimos, parte é absorvida e parte é combatida pelo sistema imunológico”, salienta.

Por isso, é bom entender que mesmo com a chegada das estações que trazem temperaturas mais amenas e com períodos de chuva, os exercícios devem ser mantidos, mesmo que em espaços como academias. Além disso, o médico ressalta que a alimentação deve se manter equilibrada. Ainda mais no outono e no inverno, quando aquela vontade de comer alimentos mais pesados, como fondue, feijoada, massas com molhos, aumenta.

“No meio disso tudo, não podemos esquecer das fibras, onde muitas servem como prebióticos e estimulam de uma maneira adequada microbiota intestinal”, explica.

O médico reforça que essa tríade – saúde mental, alimentação e exercícios físicos – é fundamental, pois tudo se relaciona e faz com que o sistema biológico, como um todo, e principalmente o digestivo, trabalhe em sintonia proporcionando bem-estar e promovendo mais qualidade de vida.

“Não é porque o verão terminou que os cuidados devem ficar de lado e só serem lembrados na chegada da primavera, preparando o corpo para caprichar na estação mais quente do próximo ano. O nosso corpo é uma máquina perfeita, mas complexa e precisa sempre estar em movimento, sendo abastecida de uma energia de qualidade”, ressalta.

Prevenção de doenças

Antes de iniciar qualquer atividade física, o médico salienta a importância de se fazer uma consulta com um profissional qualificado a fim de garantir bons resultados. Afinal, o objetivo é prevenir doenças e não dar origem para outras.

“Com uma rotina adequada e saudável de exercícios é possível melhorar ainda mais a autoestima, o condicionamento físico e prevenir algumas doenças. Uma delas é o câncer de intestino”, adianta.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tumor, que se desenvolve no intestino grosso, ou seja, no cólon ou na porção final, o reto, é o segundo mais comum entre os brasileiros. As estimativas indicam que só em 2023 mais de 45 mil novos casos devem ser registrados.

“Por isso, além da prática de atividades físicas, que ajudam a manter o controle do peso, evitar o consumo de carne vermelha, de cigarro, de bebidas alcoólicas e comer bastante fibras ajudam na prevenção da doença. Outro ponto é fazer exames preventivos, como a colonoscopia”, comenta o médico.

E ao longo deste mês, é realizada a campanha Março Azul de prevenção e conscientização ao câncer de intestino.

Crédito foto capa: Marina Kremer.

Close