Publicado por 7:16 pm Negócios

Construtora inaugura sede em Florianópolis e mira no cliente que procura primeiro imóvel 

Experiências dos fundadores no mercado português e na área financeira são diferenciais do modelo de negócio da SCIRE

A casa própria é o sonho dos brasileiros. Segundo pesquisa da Brain Inteligência Estratégica, que ouviu 1200 pessoas de todo o País em novembro passado, um em cada três entrevistados tem a intenção de comprar o primeiro imóvel em 2023. Este é também o carro-chefe da Scire Empreendimentos, dos portugueses Gustavo Quintela e Luis Lopes, que inaugura nova sede nesta quarta-feira (29), em Florianópolis. Com oito projetos previstos para lançamento nos próximos dois anos, a construtora e incorporadora mira em casais jovens e em adultos que deixam a casa dos pais, com imóveis entre R$ 219 mil e R$ 400 mil e financiamento facilitado.

Ligada a um grupo que já entregou mais de 120 empreendimentos no mercado europeu, em Santa Catarina a SCIRE tem um portfólio com condomínios residenciais entregues e em fase de pré-lançamento em Blumenau, Palhoça, Biguaçu e São José. “Atuamos em um mercado muito aquecido – o do primeiro imóvel, onde identificamos um grande déficit de oferta – e estamos em locais de grande potencial de crescimento”, avalia Quintela. Além de preço e condições de financiamento, a empresa aposta em diferenciais de arquitetura e urbanismo para conquistar os clientes, muitas vezes com a adaptação para a realidade local de conceitos europeus.
“Projetamos condomínios que incluem estruturas nem sempre contempladas em outros projetos voltados a esse perfil de mercado, com piscina, playground, entre outras áreas comuns. Além disso, estudamos muito a região de cada empreendimento para termos a melhor localização”. 

Um dos projetos previstos para a Palhoça, por exemplo, terá como diferencial a proximidade de um supermercado e a estrutura viária do entorno, com acesso fácil à BR 101 e a pontos importantes do município. 

“Nosso cliente quer preço, mas também qualidade”, diz Quintela.

Criada a partir de experiências anteriores dos sócios no mercado de construção civil e também na área de investimentos, a incorporadora aposta em um modelo diferenciado também de produto financeiro. 

“Quando aplica em um fundo imobiliário, o investidor transfere ao gestor a decisão sobre a alocação de recursos. No modelo que oferecemos, ele escolhe exatamente de qual empreendimento quer participar”, explica o CEO da SCIRE, Gustavo Quintela. Economista  por formação, o empresário atuou no mercado português como executivo da Holding Salema Quintela SGPS até vir ao Brasil como parte de uma estratégia de internacionalização do grupo que atua na área há 40 anos.
Por aqui, Quintela investiu em private equity na construção civil em São Paulo e mais tarde – em 2011 – criou a SCIRE, já em Santa Catarina. “Cada um dos nossos empreendimentos é uma Sociedade de Propósito Específico e também uma Sociedade por Cotas, que permite a participação de sócios em até metade do valor do projeto. Eles acompanham todas as etapas de cada negócio, desde o projeto até a entrega das chaves, e tem retorno e segurança garantidos”. A construtora mantém um fundo garantidor com recursos próprios para assegurar tanto a conclusão dos projetos lançados quanto a remuneração dos investidores e é parceira da Caixa Econômica Federal.
A inauguração da nova sede da SCIRE será nesta quarta-feira, com um evento para convidados. Além de conhecerem as novas instalações da empresa, os participantes vão acompanhar um bate-papo sobre as perspectivas do mercado imobiliário catarinense com a participação de Marcelo Bettio, diretor da Alphaplan, especializada em serviços de engenharia para construtoras e incorporadoras, e do próprio Gustavo Quintela.

Crédito: Divulgação.

Close