Publicado por 8:08 pm LifeStyle, Negócios, Tendências

Revista Passeio do Mar resgata a história de grandes personagens da Costa do Sol Poente, em Florianópolis, e destaca empreendimento sustentável e inovador

A personalidade de um lugar é construída a partir de diferentes elementos, mas a história (e as histórias) de quem vive ali é o que forma o mais impactante detalhe deste ou daquele pedaço de terra. Se for à beira-mar, melhor ainda. Fortalecendo seus laços com a região chamada Costa do Sol Poente, em Florianópolis, a GND Incorporadora lança, no próximo dia 12 de abril, a revista Passeio do Mar, publicação que dá nome ao empreendimento homônimo lançado no Cacupé sob os pilares da sustentabilidade, do conforto e da tecnologia.

Em mais de 80 páginas, a revista – nas versões impressa e digital (www.passeiodomar.com.br/flip) – resgata, além das belíssimas imagens que a região permite em qualquer horário do dia, as histórias de moradores ilustres que representam um pouco desta costa banhada pelo Atlântico ao Norte da capital catarinense. A começar pela capa com um belíssimo ângulo do bairro para a Ponte Hercílio Luz, um dos maiores cartões-postais da Ilha. 

“A ideia principal da publicação tem a ver com a integração ao local. Achamos muito importante conhecer a história do lugar, afinal, tudo faz parte, tudo se integra. É mais uma forma de tentarmos colocar as pessoas que vão morar mais próximas daquelas que já estão ali, tecendo a história até então, ainda mais nesta região tão rica de cultura e memórias. O empreendimento terá somente 30 apartamentos, serão 30 novas famílias que se integrarão ao bairro”, destaca Bianca Horn, coordenadora de marketing da GND Incorporadora. 

Para que os moradores, sejam eles novatos ou nascidos na região, conheçam um pouco mais, a publicação mergulha na história do nascimento do distrito de Santo Antônio de Lisboa, que na metade do século 18 recebeu os primeiros imigrantes açorianos. E vai em busca dos causos de personagens emblemáticos como o pescador e líder comunitário Zé do Cacupé, relembrado pela família como um dos nomes fortes da manutenção da tradição e da cultura locais.

Enquanto a arte de pescar com a tarrafa traz na memória do pescador Arlindo Pereira Machado um outro tempo diante das belezas do mar, a publicação também dá espaço para duas outras artes: a renda de bilro, sob as mãos habilidosas de Maria da Glória Viana Soares; e a cerâmica, moldada pela ceramista Fernanda Maciel, que conta, entre outros detalhes da rotina, como é passar horas transformando barro em peças artísticas.

Construção do futuro

Crédito: Sansi Filmes.

Ao olhar para o passado dos moradores e suas histórias, a GND Incorporadora também apresenta sua versão do futuro, ou melhor, do presente. O Passeio do Mar é o primeiro empreendimento residencial multifamiliar de construção modular do Brasil. Em uma reportagem de seis páginas, a revista detalha ponto a ponto o funcionamento desta tecnologia em crescimento mundial e já utilizada no Japão, Estados Unidos e Europa. Menos impacto construtivo e de emissão de carbono estão entre os destaques, incluindo a possibilidade de maior personalização pelo morador:

Crédito: Sansi Filmes.

“O DNA da GND Incorporadora é buscar fazer empreendimentos que tenham apelo sustentável, boa localização e arquitetura e, aqui em Florianópolis, que possuem vista para o mar”, destaca à publicação Eduardo Deboni, sócio diretor da GND, reforçando ainda a qualidade acima da média empregada em todos os processos do empreendimento.

Na revista, também são divulgados mais detalhes do mall que vai entregar à região uma academia, uma piscina, um market e outras conveniências, além das imagens dos projetos de interiores sugeridos como inspiração e assinados por arquitetos reconhecidos como Maria Lina, Carina Beduschi, Amanda Sayuri, VK Arquitetos e Mariana Maisonnave.

E ainda os projetos que cercam todo o Passeio do Mar e seu entorno: a começar pelo escritório Ana Trevisan Espaços Vivos, que além de assinar o paisagismo do empreendimento também é responsável pela revitalização da Praça Cacupé, localizada em frente ao empreendimento e entregue à região pela GND Incorporadora. O projeto prevê bicicletário, área para pets, horta comunitária e playground acessível, com um gira-gira que pode ser usado também por cadeirantes.  E nesta busca onipresente pela qualidade, há ainda os projetos de arquitetura do Passeio do Mar, assinado pelo escritório ARK7, assim como o das áreas comuns, criado pela arquiteta Mariana Pesca.

Para finalizar, a revista apresenta aos leitores uma curadoria apurada em um guia com os melhores endereços e serviços da Costa do Sol Poente, de restaurantes a escolas e compras.

Close