Publicado por 12:42 pm Décor

Ana Trevisan assina a atual vitrine do Cubo Casahall, em Balneário Camboriú (SC)

A arquiteta e paisagista exalta a beleza de uma única árvore, a jabuticabeira, para sugerir uma reflexão sobre o meio ambiente e sobre o paisagismo em si 

Celebrar a estação mais florida do ano, a primavera, com uma instalação que sugere uma reflexão que está na pauta do mundo todo: o meio ambiente. Esta foi a proposta da arquiteta e paisagista Ana Trevisan, quando foi convidada para assinar a vitrine conceito do Casahall Design District, o Cubo, em Balneário Camboriú (SC). 

“A ideia para compor esse espaço veio quando eu estava dirigindo e, ao passar por uma área verde da estrada, percebi que minha instalação precisaria sugerir uma reflexão, logo pensei: se essa fosse a única árvore do planeta, o que você teria feito de diferente?”, conta Ana.    

A partir daí, todo o espaço criado por ela e a equipe do escritório Ana Trevisan | Espaços Vivos partiu da jabuticabeira, uma árvore simbólica, porque além de ser nativa do Brasil, também é frutífera e está com flores na época da primavera. “Ela é o elemento focal do espaço e atrás dela tem alguns galhos que fazem alusão à ideia de que todo o restante já não existe mais”, explica. Segundo Ana, a forração do chão com folhas de amendoeira – muito comum, nas cidades do litoral nessa época do ano – também sugere aquilo que já passou e que antecede o novo que está por vir. 

Além de produzir uma vitrine provocativa e sugestiva, toda a composição simbólica criada para o Cubo neste mês, também é um manifesto para que os espaços externos e o paisagismo em si sejam percebidos como uma conexão com o restante do ambiente. “São nossos projetos paisagísticos que vão valorizar a fauna e a flora de cada espaço, além de ressaltar o que temos feito para que esse ecossistema se mantenha vivo e ativo”, observa Ana. 

Apesar de ser a primeira área que impacta as pessoas ao chegarem em um estabelecimento, muita gente questiona qual é a função de uma arquiteta paisagista, e a verdade é que a responsabilidade deste profissional é muito grande. Além de toda a questão social, a(o) arquiteta(o) paisagista garante que o local tenha beleza e funcionalidade, afinal, as áreas verdes de um condomínio, por exemplo, serão utilizadas para um momento de descanso, de conexão, para passear com o pet na sombra, entre outras atividades. “Nós contribuímos para que o meio ambiente seja preservado com coerência”, diz Ana. 

A profissional também reforça a importância de pensar no projeto paisagístico junto com o arquitetônico. Assim, é possível traçar as ideias para o espaço, considerando a qualidade de vida das pessoas e do ambiente em que vivem. “Árvore,  grama, planta, tudo isso ativa o nosso ecossistema, desde a formiga que vive naquele ambiente até o passarinho que vai passar por ali”, reforça. “A gente tem que pensar em paisagismo além da beleza e incluir a funcionalidade”, conclui Ana. 

A vitrine do Cubo Casahall deste mês é em comemoração à primavera e ficará em exposição até 31 de outubro, no Casahall Design District, em Balneário Camboriú. A visitação é aberta ao público. 

SERVIÇO 

O que: Ana Trevisan | Espaços Vivos assina O Cubo Casahall  

Quando: de 23 de setembro até 31 de outubro

Onde: Casahall Design District, Balneário Camboriú (SC)
Visitação gratuita

Crédito foto: Jônatan Fernandez.

Close