Publicado por 8:45 pm Cultura

Com quase meio século de história, arte ceramista sobrevive no interior paulista e decora projeto imobiliário que combina luxo e preservação ambiental

Reconhecida como Capital Nacional de Cerâmica de Alta Temperatura, a cidade de Cunha é habitada pelos principais artistas ceramistas do país e do mundo; empreendimento local apostará em peças exclusivas para unir luxo e sustentabilidade

Apesar de ser comumente associada a peças de revestimentos, a cerâmica é a matéria prima de um importante setor da indústria das artes: a chamada cerâmica de autor. O estilo é difundido em várias partes do mundo e no Brasil, onde uma cidade no interior de São Paulo se destaca a nível internacional. 

Localizado a cerca de 220 km da capital paulista, o município de Cunha é um local com várias atrações culturais, naturais e principalmente artísticas. Principal polo ceramista do país, a região carrega uma tradição que vem desde meados de 1975, com quase meio século de história.

O trabalho realizado pelos artistas dos mais de 20 ateliês da cidade virou referência e atrai turistas apreciadores de artes, que viajam ao local para participar do Festival de Cerâmica de Cunha e atividades promovidas pelo Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha.

De fato, desde 2022 o município é oficialmente reconhecido como Capital Nacional de Cerâmica de Alta Temperatura. Depois de ser aprovado na Câmara dos Deputados e Senado, o PLC 65/2018 (originalmente PL 7.772/2017) foi sancionado pelo então presidente Jair Bolsonaro.

Diferentes técnicas e estilos 

Assim como qualquer escola ou movimento artístico, a cerâmica de autor se caracteriza pelos diferentes estilos. Cada ateliê e seus ceramistas utilizam técnica, temperaturas de queimas e utilitários diferentes, por exemplo.

Giltaro Suenaga Jardineiro, ceramista filho de Kimiko Suenaga e Gilberto Jardineiro, diz que a cerâmica de autor é bastante importante para a economia de Cunha é uma atividade que gera renda para diversas famílias.

“A cerâmica no município ainda tem muito potencial de crescimento e cada vez mais irá envolver a população nos processos de produção”, destaca.

Decoração em empreendimento exclusivo

Reconhecida não somente como a principal atração cultural para turistas, mas também como parte importante da identidade dos moradores da cidade, a cerâmica de artista será empregada em um grande projeto imobiliário local. 

Desenvolvido pela Zaltsman, incorporadora brasileira alinhada aos princípios de construções sustentáveis e designs assinados, o Gaia Residence será um empreendimento localizado em Cunha que terá peças de cerâmica.

O imóvel, que terá cerca de 4400m² totais, sendo 1700m² de área construída, será decorado com itens como cubas, calçadas e números de cerâmica, revela Artur Zaltsman, CEO da Zaltsman. 

“Os compradores das residências ainda vão receber um kit especial e exclusivo com produtos desenhados por Giltaro Suenaga Jardineiro. A ideia é justamente oferecer um empreendimento que mistura luxo, sustentabilidade e arte”, acrescenta Artur.

Giltaro lembra que como as peças de cerâmicas são produzidas de modo artesanal e artístico, cada uma é única e será exclusiva para o Gaia Residence. 

“Nós utilizaremos argila local para a modelagem manual das peças, cinzas de eucalipto e casca de arroz para as cores na pintura e queima em forno tradicional à temperatura de 1400°C”, afirma.

Sustentabilidade

Outro diferencial do Gaia Residence será suas soluções sustentáveis. O projeto prevê a instalação e utilização de sistema fotovoltaico, madeiras com selo verde, compostagem orgânica, tijolo ecológico e mais. No caso da cerâmica, o pilar ecológico continuará presente para se alinhar com o projeto.

Giltaro ressalta que além da importante preservação do meio ambiente, a união do empreendimento com a arte mais tradicional de Cunha será essencial para os ceramistas da região.

“Tanto a cerâmica local quanto Gaia Residence têm a ganhar com essa parceria, dando mais visibilidade para os artistas e enriquecendo o empreendimento”, defende.

Assinado pelo arquiteto Silvio Oksman, especialista em patrimônio e responsável pelo projeto do condomínio fechado que se inspirou na exaltação da natureza, o Gaia Residence será realizado em parceria com a Alphaz Concept, incorporadora referência por executar projetos assinados de arquitetura com responsabilidade ecológica.

“Com captação de água da chuva, sistema biodigestor e outras soluções, o nosso objetivo é mostrar que é possível unir e equilibrar modernidade e harmonia com a natureza”, finaliza Artur.

Close