Publicado por 5:24 pm Carnaval, Turismo

Carnaval entre a praia e as montanhas: Litoral Norte de São Paulo é opção para integrar os dois roteiros

O Carnaval no Litoral Norte de São Paulo oferece uma experiência única, misturando o encanto das praias paradisíacas com a tranquilidade e as belezas naturais das montanhas. Neste cenário, as cinco cidades que compõem o Circuito Litoral Norte (Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba) se destacam como destinos ideais para aqueles que ficam divididos entre os lugares para viajar nesse período. 

Com uma rica biodiversidade, a região preserva a exuberante Mata Atlântica, proporcionando uma experiência de Carnaval diferente de qualquer outra. Além das festividades típicas do período, o Litoral Norte de São Paulo é um convite ao ecoturismo. As cidades oferecem trilhas em meio à natureza, cachoeiras escondidas, e uma vista deslumbrante que só a combinação de praia e montanha pode oferecer. 

“O Litoral Norte, é um dos principais destinos de ecoturismo do país e oferece uma experiência incrível aos milhares de visitantes que buscam a região no Carnaval. Os atrativos vão muito além da folia e os turistas podem desfrutar de roteiros de natureza e aventura nos cinco municípios. Esse segmento contribui não só para o desenvolvimento sustentável, mas movimenta toda a cadeia turística, impulsionando a economia local, gerando emprego e renda”, afirma o presidente do Circuito Litoral Norte, Caio Matheus.

Em Bertioga, por exemplo, a história ganha vida no Forte São João, a mais antiga fortaleza do Brasil. Já as escunas tradicionais da cidade levam os visitantes a uma viagem pelo tempo, navegando por praias e atrações locais. A Praia do Itaguaré, um paraíso escondido, oferece uma combinação única de mar, rio e Mata Atlântica, enquanto a Trilha do Guaratuba e o tranquilo percurso do rio Jaguareguava são convites para os apaixonados por ecoturismo.

Caraguatatuba, por sua vez, se destaca com seus mirantes panorâmicos, proporcionando vistas espetaculares da região, e se afirma como um ponto cultural vibrante, especialmente no complexo turístico do Camaroeiro. O Morro Santo Antônio, com seus 325 metros de altura, oferece uma perspectiva privilegiada da cidade e é um local predileto para os amantes de esportes aéreos.

Ilhabela dispensa apresentações e encanta com a possibilidade de avistar mais de 350 espécies de aves, tornando-se um paraíso para os entusiastas de birdwatching. A rica história da ilha também se revela em locais como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda e Bom Sucesso e a antiga Fazenda do Engenho D’Água.

Para aqueles que não dispensam uma boa aventura, São Sebastião é um convite a novas descobertas, com o Arquipélago de Alcatrazes oferecendo um dos melhores pontos de mergulho do país. O centro histórico da cidade é um importante testemunho do passado, com construções coloniais bem preservadas. Já o bairro São Francisco é o coração da comunidade pesqueira local, mantendo vivas as tradições e a cultura caiçara.

Finalmente, Ubatuba apresenta a majestosa Ilha Anchieta, parte de uma área de proteção ambiental, onde a natureza se encontra com a história. O Projeto Tamar, com seu trabalho de preservação das tartarugas marinhas, é um exemplo de harmonia entre turismo e conservação. As Ruínas da Lagoinha, por sua vez, contam a história da produção de açúcar e cachaça da região, sendo um dos pontos mais fascinantes da cidade.

Juntas, essas cidades formam um mosaico de experiências para um Carnaval em meio à natureza, curtindo sol e mar, mas também todas as possibilidades que a Mata Atlântica preservada pode oferecer.

Para conhecer as principais experiências do Litoral Norte acesse: circuitolitoralnorte.tur.br/experiencias   

Consulte um receptivo local para garantir a qualidade e ter informações de cada passeio em: circuitolitoralnorte.tur.br/guiageral

Crédito foto: Diego-Bachiega.

Close