Publicado por 7:10 pm Eventos

Japan House São Paulo promove palestras relacionadas ao universo da robótica e inteligência artificial

Com participação gratuita e destinado aos interessados nos desdobramentos da tecnologia no cotidiano da sociedade, os eventos contarão com especialistas japoneses e brasileiros que trarão diferentes perspectivas sobre o assunto

Durante o mês de março, a Japan House São Paulo oferece uma programação paralela especial sobre a temática da robótica como parte da exposição Convivendo com Robôs. Os dois painéis contam com a participação do curador da exposição, o Prof. Dr. Zaven Paré, além de especialistas brasileiros e japoneses – Yasuhisa Hirata, professor e mestre da Universidade de Tohoku, e de Toshio Fukuda, Professor Emérito da Universidade de Nagoya e Professor da Universidade de Waseda -, vindos diretamente do Japão, e tem o apoio da Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (JST). Em cartaz no térreo da instituição, a mostra, que foi prorrogada até 19 de maio, apresenta alguns exemplares de robôs amigáveis projetados para interagir com os humanos de maneira simpática, segura e colaborativa, propondo uma reflexão sobre a convivência com tais dispositivos.

No dia 19 de março, a partir das 19h, acontece a palestra online “Convivendo com os robôs no presente e no futuro”, que busca destacar a convivência das pessoas com os robôs japoneses, iniciativas que já contribuem para a interação e uso dos robôs japoneses na sociedade e as perspectivas para o futuro. O encontro, que será transmitido no canal do Youtube da instituição, conta com convidados especialistas tanto do Japão quanto do Brasil que apresentam o contexto de pesquisas desenvolvidas sobre o tema. Com participação especial de Zaven Paré, professor doutor, pesquisador e curador da exposição Convivendo com Robôs, o encontro também conta com a presença de Yasuhisa Hirata, professor e mestre da Universidade de Tohoku, e de Anderson Moreira, professor doutor do curso de Engenharia e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia. O evento também conta com tradução simultânea para os idiomas português e japonês.

Já no dia 21 de março, às 19h, a Japan House São Paulo apresenta a palestra “Inovações em robótica e tecnologias de IA ao serviço dos seres humanos”, que abordará as formas que os robôs japoneses contribuem para o bem-estar das pessoas, focando nas mudanças individuais que eles promovem e a maneira que eles respondem e reagem aos desafios  das sociedades. O encontro híbrido acontece na sede da instituição e no Canal do Youtube, e conta com a presença de Toshio Fukuda, Professor Emérito da Universidade de Nagoya e Professor da Universidade de Waseda, que participa diretamente do Japão para discutir o auxílio dos robôs na vida cotidiana e o uso de Inteligência Artificial em projetos de pesquisa. Além dele, a palestra também contará com a presença do professor doutor Zaven Paré, curador da exposição. Toshio Fukuda é diretor de programa do projeto Moonshot Goal 3 da JST (Agência de Ciência e Tecnologia do Japão), cuja meta é “desenvolver, através da evolução conjunta de IA e robôs, um robô que aprende e age de forma autônoma e que convive com os seres humanos, até 2050”. Já o Yasuhisa Hirata atua como gerente de projetos. Os dois professores apresentarão sobre o programa de desenvolvimento da pesquisa.

Serviço: 
Japan House São Paulo 
Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP  
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.

Serviço:
Painel: “Convivendo Com Os Robôs No Presente E No Futuro” (Evento online)
Quando: 19 de março, às 19h
Duração: 60 minutos
Transmissão: Canal Youtube JHSP
*O evento conta tradução simultânea (JP <> PT) e com Libras como recurso de acessibilidade.

Painel: “Inovações em robótica e tecnologias de IA ao serviço dos seres humanos”. (Evento híbrido)
Quando: 21 de março, às 19h
Duração: 60 minutos
Para participar presencialmente, é necessário comparecer na JHSP no horário indicado.
Transmissão online: Canal Youtube JHSP
*O evento conta tradução simultânea (JP <> PT) e com Libras como recurso de acessibilidade.

Crédito foto: Divulgação.

Close