Publicado por 12:55 pm Décor, Eventos

Pimp My Carroça e Lar Galeria se unem para transformar o descarte em arte

Por meio do projeto Pimp Estoque, móveis descartados ganham nova roupagem e design

Engana-se quem acha que o descarte é o destino final das coisas. De 18 a 24 de março, durante a 17ª edição do BOOMSPDESIGN, que esse ocupa o Circolo Italiano San Paolo, renomado centro de negócios e eventos no coração de São Paulo, o Pimp My Carroça em parceria com o Lar Galeria vai mostrar que o que se pensava lixo pode virar luxo.

Provocando o conceito de mobiliário por meio do upcycling e destacando o protagonismo dos catadores na economia circular, os visitantes poderão conferir na feira Pimp Estoque – com ambientação criada pela artista visual e cenógrafa Carol Nogueira – mais de 30 peças de mobiliário que estavam esquecidas e ganharam nova vida e roupagem em oficinas colaborativas entre catadoras, catadores, artistas e designers de marcenaria.

Parte da área de inovação do Pimp My Carroça, o Pimp Estoque é “uma iniciativa que pretende agregar valor a materiais selecionados, como móveis, objetos e peças vintage coletados pelos catadores e transformados por eles durante oficinas promovidas pelo Pimp My Carroça”, comentam Katia Lombardo e Simone Siss, dupla à frente do Lar Galeria, projeto que nasceu em 2015 com o objetivo de unir artistas de gerações e estilos diferentes e interessados em arte. Simone, aliás, terá uma de suas peças expostas durante o evento.

Com nomes como Kelly Reis, Ozi Stencil, Katia Suzuê, Mari Pavan, Oficina Lab e Tom Wray, Gustavo Lourenção, entre outros artistas e marceneiros, a collab tem ainda como objetivo mostrar que é “hora de mudar a forma como vemos nossos resíduos e valorizar quem trabalha duro para tornar nosso planeta um lugar melhor”, como sempre bem diz Mundano, artista, ativista e fundador do Pimp My Carroça, do app Cataki, do Megafone Ativismo e da Galeria Parede Viva.

O viés de atuação da ONG Pimp My Carroça também foi tema do talk ‘Móveis na Caçamba – Economia Circular, do Descarte ao Upcycling’, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (20), e levou até os presentes um bate-papo para lá de especial com Mundano e Lucas Assumpção, catador de materiais recicláveis e fundador do Reciclaki Bela Vista, sobre o conceito de mobiliário por meio da reutilização e o protagonismo dos catadores na economia circular.

Vale lembrar que todas as peças ressignificadas poderão ser adquiridas durante o BOOMSPDESIGN e que o catálogo completo, que inclui cadeiras feitas de pneus, mesas de madeira e ferro grafitadas, ‘gavestantes’ grandes e pequenas, entre outros, está disponível no e-commerce do Pimp Estoque (www.pimpestoque.com.br) e da Lar Galeria (www.largaleria.com).

A 17ª edição BOOMSPDESIGN ainda agita o Circolo Italiano San Paolo diariamente, a partir das 18h, ao som de DJ que vai colocar todo mundo para dançar na Prainha. O evento desse ano conta com o patrocínio da Casa Rizzon, Club&Casa Design, Natuzzi e Tidelli, apoio da Amorim Persianas, Bed and Room, Klie Móveis, Telhanorte e St. James, além de By Poli, Drop Iron, Kinder Design, Maqmóveis, Studio Kaju e Qitute na categoria Empresas que Amam Design. O evento tem apoio institucional da Embaixada da Itália no Brasil, do Italian Design Day – que apresenta Dodo Arslan, do Consulado Geral da Itália em São Paulo, do Istituto Italiano di Cultura e da DW! Semana de Design de São Paulo, do qual o BOOMSPDESIGN é há 13 anos o maior evento hub.

Serviço

BOOMSPDESIGN na DW! Semana de Design de São Paulo

Data: de 18 a 24 de março

Horário: das 12h às 22h

Local: Circolo Italiano San Paolo

Endereço: Av. Ipiranga, 344 – 2º andar

Inscrição gratuita na BIO do https://www.instagram.com/boomspdesign

Crédito foto: Katia Lombardo.

Close