Publicado por 7:15 pm Eventos

Festival SGB começa nesta terça-feira (1º): veja a programação

Evento gratuito debate o uso da tecnologia e dos dados para um mundo melhor e vai até o dia 5 de novembro. Híbrido, terá atividades online e presenciais em Florianópolis

Com presença de nomes como Ana Fontes (Rede Mulher Empreendedora), Zeca Camargo, Daniela Arrais (Contente), Gláucia Macedo (Instituto Humanize), André Carvalhal (Carvalhando), Dylan Hendricks (Institute For The Future) e mais, o Festival SGB começa nesta terça-feira (1º) e vai até o dia 5. Totalmente gratuito, o evento traz conversas sobre o uso de dados e tecnologias para um mundo melhor, e volta a ter atividades presenciais pela primeira vez após a pandemia. Entre os dias 1º e 3, será online, na plataforma SGB. Já nos dias 4 e 5, será presencial no SESC Cacupé, em Florianópolis

A agenda completa pode ser conferida aqui e as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site.

Pensando em preparar as pessoas para os desafios dos próximos 10 anos, o evento traz conversas urgentes que estão alinhadas com o propósito da organização Social Good Brasil, com foco na cultura analítica e na democratização da educação em dados para resolver grandes problemas sociais. Com sede em Florianópolis, o SGB defende o uso consciente da tecnologia, e acredita que pessoas e organizações mais fluentes em dados tomam decisões mais críticas, cidadãs e éticas.

“O Social Good Brasil possui várias ações voltadas para tornar a educação em dados mais acessível, pois acreditamos que em breve todas as pessoas deverão se tornar “fluentes” nesse novo idioma. O Festival SGB é o momento de nos encontrarmos com parceiros e com a comunidade, levando muito conhecimento e promovendo discussões sobre temas como educação, inclusão, impacto social, arte, ativismo, entre outros”, explica a diretora executiva Silvia Luz. 

O evento é para pessoas inquietas e curiosas, que gostam de se inspirar e aprender com projetos inovadores, pessoas que queiram viver uma experiência além do networking, que desejam se conectar com seu propósito de vida e se preparar para os desafios do futuro. Estudantes, acadêmicos, educadores, professores, profissionais em empresas privadas, ONGs e empreendedores sociais, gestores públicos, cientistas de dados e futuristas podem se interessar pela programação do festival. 

Saiba mais sobre a programação do Festival SGB

Nos dias 1º e 2 de novembro, as atividades serão online a partir das 16h45. Entre os destaques do primeiro dia está a palestra internacional Lideranças, comunidades e futuros sustentáveis, com Emmanuel Nyame (ONU) e o bate-papo Como que o impacto positivo pode ser um ativo para os negócios?, com Rodrigo Gaspar (Sistema B Brasil) e Marcella Zambardino (Positiv.a). No dia 2, vale conferir a palestra de Ricardo Cappra sobre Pensamento analítico – a urgência de uma mudança comportamental, e a palestra internacional Estudo do(s) Futuro(s), com Dylan Hendricks, do Institute for the Future.

No terceiro dia de Festival SGB, é a vez de quem se inscreveu nas oficinas ter acesso ao conteúdo. As vagas limitadas já estão esgotadas, mas ainda é possível se inscrever na oficina Geração Cidadã de Dados na Periferia.

Nos dias 4 e 5, as atividades serão presenciais em Florianópolis. No dia 4, sexta-feira, a programação começa às 17h no SESC Cacupé. Educação, tecnologias sociais, ciência de dados na escola pública e empreendedorismo social estão entre os temas da noite. Já no sábado, último dia de Festival SGB, as atividades começam às 9h e vão até às 19h. Os desafios da #internetqueagentequer serão debatidos no dia 5, com presença de Daniela Arrais (Contente), André Carvalhal (Carvalhando) e Genival Souza Filho (Istart). Arte e ativismo ainda estão na pauta do último dia do Festival, no painel Artivismos Plurais, com Zeca Camargo, o artista Felipe Morozini e a drag Suzaninha

Apoios e Parcerias

O Festival SGB é um evento produzido pelo Social Good Brasil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, realizado pela Secretaria Especial da Cultura e o Ministério da Cidadania, com apoio dos Parceiros Masters Fundação Telefônica Vivo e Engie Brasil.

Festival SGB

Quando: 1º a 5 de novembro de 2022

Quanto: gratuito

Evento híbrido: 100% online de 1º a 3 e com atividades presenciais em Florianópolis, no SESC Cacupé, nos dias 4 e 5

http://www.sgb.org.br/festival

Crédito: José Somensi.

Close