Publicado por 7:08 pm Turismo

São Paulo entra na lista dos top 10 destinos tendência no mundo para viajar em 2023, revela Booking.com

Para ajudar os viajantes a descobrir os melhores destinos para visitar em 2023, a Booking.com realizou sua pesquisa anual sobre Previsões de Viagens* e conferiu a fundo as tendências globais de reservas** a fim de compartilhar rotas para os que estão ávidos por novidades. A cidade de São Paulo (SP), metrópole mais famosa do Brasil e centro financeiro do país, está entre os dez destinos ao redor do mundo a serem explorados pelos viajantes neste novo ano.

O estudo anual da plataforma ainda descobriu que os brasileiros estão se sentindo muito mais otimistas para viajar em 2023 em comparação com o ano passado (87%) e que estão optando cada vez mais por viagens que os convidem a testar seus limites (79%). Confira a lista (em ordem aleatória) de destinos, experiências e estadias, que contém desde cidades litorâneas com um toque espiritual a capitais artísticas e joias históricas escondidas, para inspirar um ano de viagens incríveis em 2023. Além de São Paulo, a lista traz outros destinos que marcarão as viagens nesse ano como Querétaro, no México, Bolzano, na Itália, Santa Fé, nos Estados Unidos, e Hobart, na Austrália.

São PauloBrasil

São Paulo (SP) abriga 20 milhões de habitantes em uma metrópole que conta com cinemas artísticos, teatros experimentais e uma vida noturna eletrizante, com inúmeras baladas onde os visitantes poderão dançar até o amanhecer. A cidade é a opção perfeita para os 81% de brasileiros que querem passar ‘férias centradas na vida noturna’ em 2023.* Foliões também poderão curtir muito samba ao vivo ao participarem de uma experiência de samba e pagode tradicional, enquanto amantes da gastronomia poderão se deliciar com as refeições gourmet que fazem dessa cidade um paraíso gastronômico de renome mundial – afinal, São Paulo abriga 9 dos 14 restaurantes com estrelas Michelin no Brasil. Para descansar, os visitantes podem dar uma escapadinha de carro até as praias do litoral norte do estado de São Paulo. A região não deixa nada a desejar para as famosas praias do Rio.

Onde se hospedar: Um hotel elegante em um bairro bastante animado, o L´Hotel Portobay São Paulo fica a uma curta caminhada do MASP (Museu de Arte de São Paulo) e perto de uma das avenidas mais vibrantes de São Paulo, a Avenida Paulista. Essa acomodação participante do programa Viagens Sustentáveis da Booking.com oferece opções de relaxamento, como piscina coberta e spa. Além disso, seu restaurante serve especialidades italianas e mediterrâneas de dar água na boca. No piano bar, os hóspedes também poderão saborear uma deliciosa caipirinha, a mais icônica bebida brasileira.

BudvaMontenegro

Para pessoas que desejam passar suas férias em uma praia ensolarada com águas cristalinas, a cidade de Budva, no oeste de Montenegro, é um destino europeu imperdível para 2023. Localizada na costa do Mar Adriático, Budva possui uma orla de 35 km conhecida como Riviera Budva, que conta com belas praias de areia dourada. Uma dica é relaxar nas espreguiçadeiras dispostas ao longo dessa costa, com montanhas e iates luxuosos como pano de fundo. Pessoas em busca de aventura não podem perder a chance de visitar a Baía de Kotor (ou Boka) em um passeio que inclui Ilha Mamula, Gruta Azul e Nossa Senhora das Rochas. Nele, é possível nadar e mergulhar com snorkel na Gruta Azul, além de entrar em um túnel submarino. O centro histórico medieval de Budva, cercado por muros de pedra, possui ruas de paralelepípedos cheias de restaurantes charmosos. Essa é uma ótima oportunidade para saborear frutos do mar frescos grelhados. À noite, Budva ganha vida com dezenas de bares e clubes comandados por DJs mundialmente famosos.

Onde se hospedar: Para viajantes que querem se hospedar em um lugar mais reservado, o Apartments Inspiration oferece estúdios e apartamentos que ficam a uma curta caminhada do centro histórico e da praia, mas longe do barulho das baladas. Além da localização privilegiada, os hóspedes também contam com varandas que oferecem vistas deslumbrantes da cidade, das montanhas ao redor e do belo oceano. Também é possível comprar deliciosos produtos locais no mercado próximo e saborear jantares tranquilos no terraço com vista para o incrível pôr do sol do Mediterrâneo.

PondicherryÍndia

A cidade boêmia e litorânea de Pondicherry está localizada na costa sudeste da Índia, na Baía de Bengala. Com uma energia bem relaxante, a cidade atrai visitantes em busca de experiências espirituais que desejam visitar os ashrams presentes no destino. Entre os viajantes brasileiros ouvidos pela Booking.com, 44% afirmam que desejam fazer uma viagem espiritual voltada à prática de meditação e mindfulness em 2023. Além disso, 39% querem encontrar a paz em um retiro de silêncio*. Com muitas oportunidades para a meditação, a prática da ioga e dias silenciosos, esse destino é ideal para quem busca cura espiritual. As ruas adoráveis de Pondicherry, também conhecida como ‘Pondy’, estão repletas de casas geminadas em tons pastel e varandas encantadoras cobertas de buganvílias cor de rosa. De acordo com moradores e visitantes***, andar de bicicleta pelos boulevards arborizados é uma maneira bastante comum de conhecer a cidade. Uma outra opção é fazer um passeio privativo a pé, que permite aos viajantes conhecerem a cidade no seu próprio ritmo com um guia local. Praias tranquilas se estendem de norte a sul da cidade, mas Mahe Beach é o melhor local para assistir a um nascer do sol incrível. Além disso, a área também oferece uma infinidade de esportes aquáticos e atividades de mergulho. Ao longo do ano, muitas festividades e celebrações religiosas permitem que os visitantes mergulhem na vibrante cultura local.

Onde se hospedar: Para uma estadia tranquila em um tradicional B&B, a dica é se hospedar no Anantha Heritage. Essa casa tâmil restaurada está localizada atrás de um templo e de uma piscina sagrada e fica a uma curta caminhada da praia. Com uma encantadora biblioteca e um pátio, a acomodação também oferece quartos com ar-condicionado completos com tetos altos, camas grandes e confortáveis e toques de cores brilhantes. O colorido Goubert Bazaar também está localizado na região. Ele é um dos mercados mais antigos da cidade, onde é possível conferir deliciosas especiarias, belas flores e produtos locais.

QuerétaroMéxico

Querétaro é um destino fantástico no México, muito conhecido por seus habitantes amigáveis e acolhedores. A cidade está localizada no planalto central e, graças à sua altitude, conta sempre com um clima agradável de primavera. A uma curta distância de carro da cidade está um dos maiores monólitos do mundo, Peña de Bernal. Com uma altura de 433 m, o local é altamente recomendado por outros viajantes***. Para pessoas em busca de aventura, vale a pena juntar toda a coragem e escalar o que sobrou desse antigo vulcão. Já para os 41% de viajantes brasileiros que têm interesse em extraterrestres*, é possível ouvir histórias contadas por habitantes locais de luzes misteriosas e avistamentos de OVNIs nas proximidades. A região também abriga Sierra Gorda, conhecida como a ‘joia verde’ do México. O local recebeu esse nome graças às suas belas florestas, desertos e desfiladeiros espalhados por vastas montanhas e vales. Essa reserva da biosfera é um patrimônio da UNESCO que certamente agradará os amantes da natureza e os viajantes que apreciam caminhadas. De volta à cidade, é possível passear e conhecer belas fontes, praças com agradáveis sombras e igrejas históricas. Uma ótima dica é fazer uma paradinha no Mercado la Cruz. O local está repleto de barracas de tacos deliciosos e piñatas coloridas. Uma outra opção é saborear um copo de fizz, uma especialidade da região vinícola de Querétaro.

Onde se hospedar: Com sua fachada azul, o Morazul Hotel Boutique está perfeitamente localizado no centro histórico de Querétaro e fica em frente ao parque Jardin Guerrero. Esse hotel rústico e chique tem paredes de pedra originais e piso frio, teto com vigas de madeira, camas com dossel extremamente confortáveis e muitos cantos aconchegantes para relaxar. Os hóspedes podem aproveitar para passear pelos jardins ou conhecer os restaurantes, lojas de artesanato e inúmeros locais históricos e monumentos nas proximidades.

BolzanoItália

Bolzano é a capital da região mais ao norte da Itália, Tirol do Sul, e é um destino alpino ideal para fãs de caminhadas e esqui. A cidade está situada entre as impressionantes montanhas cobertas de neve das Dolomitas italianas. Assim, os viajantes podem optar pelo desafio de encarar a subida no verão, ou de visitar suas aclamadas estações de esqui no inverno. Pessoas que amam história vão se sentir em casa ao conhecer os muitos castelos medievais e a catedral gótica, com suas torres imponentes que contrastam com as casas pintadas em tons pastel da cidade. Para uma dose de cultura mais moderna, vale a pena visitar o Museion, uma galeria repleta de fantásticas pinturas e esculturas contemporâneas. Essa região da Itália é conhecida por seus vinhos encorpados, graças às suas infinitas videiras que crescem em pérgulas e treliças. Para apreciar a bela vista dessas vinhas e provar o vinho regional, a dica é visitar a Igreja de Santa Maria Maddalena. Mais da metade (66%) dos brasileiros afirmam gostar de experiências autênticas que permitem que elas vivam como os moradores locais*. Por isso, uma ótima opção é participar de um passeio em grupo que inclui tanto uma visita a um mercado, como uma aula de culinária. Essa experiência oferece a amantes da gastronomia a chance de conhecer os mercados da região e aprender sobre os melhores ingredientes para pratos locais. Além disso, ainda dá a oportunidade de visitar a casa de um anfitrião para preparar um aperitivo italiano.

Onde se hospedar: Com vista para as Dolomitas, o Castel Hörtenberg é um castelo renascentista reformado no centro de Bolzano que conta com torres, painéis de madeira originais e uma adega. Os hóspedes podem relaxar no spa de luxo desse paraíso histórico que oferece chuveiros cromáticos e até uma parede de sal rosa do Himalaia para uma experiência de relaxamento. A acomodação tem o selo Viagem Sustentável da Booking.com graças às suas iniciativas para oferecer uma estadia mais sustentável. Entre elas, estão seu compromisso com alimentos orgânicos e o aluguel de bicicletas para que os hóspedes possam conhecer as colinas vizinhas e os caminhos ribeirinhos. O local é ideal para pessoas que viajam a Bolzano em qualquer época do ano, já que conta com uma piscina ao ar livre para os hóspedes se refrescarem no verão, mas também fica perto do famoso mercado de Natal de Bolzano.

Kota KinabaluMalásia

Conhecida localmente como ‘KK’, a movimentada capital de Sabá, na parte malaia da ilha de Bornéu, é uma joia escondida cercada por exuberantes florestas tropicais e belas praias. Mais de dois terços dos brasileiros (68%) afirmam que gostariam de experimentar uma cultura completamente diferente ao viajar em 2023. Assim, esse destino fora do comum é ideal, já que permite uma imersão completa em sua atmosfera inigualável. Durante o dia, é possível visitar o Kota Kinabalu Handicraft Market e conferir belas pérolas, tecidos coloridos e requintadas peças de madeira entalhada, tudo feito por artesãos regionais. Esse mercado de artesanato está repleto de arte para os 29% de viajantes nacionais que desejam incorporar acessórios locais ao seu estilo. O restaurante Floating Seafood Market é imperdível e serve excelentes camarões e caranguejos na manteiga. Enquanto saboreiam essas delícias, os visitantes podem assistir a apresentações culturais no palco que mostram a crescente cena artística e musical da região. Os ecossistemas ao redor de Kota Kinabalu abrigam uma vida selvagem única. É possível observar toda essa diversidade em seu ambiente natural em um safári noturno de barco.

Onde se hospedar: O Le Meridien Kota Kinabalu é um hotel moderno situado em frente ao mercado à beira-mar da cidade, onde os viajantes em busca de lembrancinhas podem interagir com os comerciantes locais de frutas e peixes. Os hóspedes vão poder se aventurar no oceano e mergulhar com snorkel e cilindro, o que é bastante recomendável, de acordo com aqueles que já viajaram para Kota Kinabalu anteriormente***. Uma outra opção é relaxar em uma das cabanas à beira da piscina, saboreando um coquetel. Essa acomodação utiliza tecidos típicos de Bornéu por toda parte e tem o selo Viagem Sustentável da Booking.com por suas iniciativas sustentáveis. Entre elas, estão servir produtos orgânicos em seus quatro restaurantes e fornecer aos hóspedes aluguel gratuito de bicicletas para que possam conhecer a cidade.

KalabakaGrécia

A cidade grega de Kalabaka é um local deslumbrante que abriga o complexo de Meteora, uma formação rochosa e lar de vários mosteiros ortodoxos orientais. Com cerca de 400 m de altura, esse patrimônio mundial da UNESCO remonta ao século XIII e foi construído por monges que buscavam o isolamento. Hoje, esses mosteiros parecem suspensos no ar, com um belo cenário de colinas esmeralda ao fundo. Para os 52% de brasileiros que querem viajar e ter experiências culturais completamente diferentes, esse destino místico oferece vistas inacreditáveis que podem ser exploradas a pé. Ou então, também é possível ir além em um passeio por Meteora ao entardecer. Nele, os participantes terão a chance de conhecer as cavernas eremitas de Badovas de mil anos, os belos afrescos nos mosteiros e ainda poderão apreciar um incrível pôr do sol no vale ao final. Amantes da gastronomia também não vão se desapontar, já que o destino conta com um mercado movimentado toda sexta-feira, além de restaurantes que servem almôndegas deliciosas, moussaka e cozidos maravilhosos. O Museu de História Natural da cidade organiza, inclusive, passeios incríveis de caça a trufas, seguidos por deliciosas massas feitas com trufas frescas – o que é perfeito para os 58% de brasileiros que gostam de comer iguarias locais enquanto viajam.*

Onde se hospedar: Localizado entre Meteora e o centro da cidade, o Hotel Doupiani House oferece vistas das dramáticas formações rochosas e fica a uma curta caminhada do Museu do Cogumelo. Esse hotel, com seu estilo antigo, possui o selo Viagem Sustentável da Booking.com por seu compromisso com experiências mais sustentáveis, como oferecer atividades organizadas por guias da região e servir comida orgânica e de origem local. Os hóspedes podem saborear um delicioso café da manhã com frutas frescas cultivadas na própria horta do hotel. E, para encerrar o dia, poderão apreciar o belo pôr do sol de uma de suas varandas.

Santa FéEstados Unidos

Com sua herança multicultural incomparável e tribos nativas americanas, a singularidade de Santa Fé faz jus ao seu apelido, ‘The City Different’ (A Cidade Diferente, em português). Os indígenas deixaram uma marca impressionante na cidade, com suas ricas tradições artísticas e estruturas em estilo adobe. Toda essa cultura e criações podem ser observadas pelos viajantes no Museum of Contemporary Native Arts. Uma outra opção é visitar uma das 19 comunidades indígenas que recebem visitantes em certos dias da semana. Santa Fé é a capital estadual mais alta do país e fica no sopé da cordilheira Sangre de Cristo. Assim sendo, é uma base fantástica para caminhadas, passeios de bicicleta e esqui. Para uma dose extra de adrenalina nas alturas, os viajantes podem se aventurar nas montanhas com atividades como escalada, parapente ou rafting, o que é ideal para os 79% de viajantes nacionais que buscam experiências ‘fora da zona de conforto’ para suas viagens em 2023.* Na cidade, os visitantes poderão satisfazer todos os seus sentidos com os muitos food trucks mexicanos, casas noturnas agitadas e feiras ao ar livre super coloridas. Para mais da metade dos brasileiros (53%) que desejam uma experiência em uma comunidade local nas férias de 2023,* um passeio por Santa Fé com aula de fotografia é a atividade perfeita. Essa atração vai oferecer aos visitantes a oportunidade de aprender com um morador de Santa Fé, além de conhecer a arquitetura histórica e as paisagens urbanas da cidade.

Onde se hospedar: Rodeado por ótimas trilhas para caminhadas, o Bobcat Inn é um B&B com ar boêmio localizado a uma curta distância de carro do centro da cidade. Seu pátio gracioso com churrasqueira oferece um lugar para os hóspedes se conhecerem e é ideal para os 28% de brasileiros que vão viajar com amigos em 2023.* Com vistas das montanhas, o jardim também conta com uma cachoeira e um lago de carpas e é um local tranquilo de onde é possível observar as estrelas. Além disso, essa acomodação faz parte do programa Viagens Sustentáveis da Booking.com e oferece uma plataforma para artistas locais exibirem seus trabalhos, bem como investe uma porcentagem da receita em projetos comunitários.

OlomoucRepública Tcheca

Cerca de um terço (31%) dos brasileiros deseja visitar cidades menos conhecidas em 2023.* Por isso, a cidade histórica de Olomouc é uma alternativa fantástica à famosa capital Praga, além de ser um dos segredos mais bem guardados da Europa. A cidade remonta à época romana e tem de tudo: arquitetura requintada, patrimônio religioso e rica gastronomia. Provar o famoso queijo Olomoucké tvarůžky é uma experiência obrigatória, especialmente para os 19% de brasileiros que desejam saborear, nas férias, comidas que normalmente não podem experimentar em casa.* O bem preservado centro histórico é um Patrimônio Mundial da UNESCO. Além disso, a Coluna da Santíssima Trindade, com seus quase 35 m de altura, é uma das maravilhas barrocas da Europa Central e se destaca na praça principal. É possível apreciar tanto a coluna como a bela paisagem vizinha das Montanhas Jeseniky da Torre da Prefeitura, que fica nas proximidades. Olomouc é uma cidade universitária, e os visitantes podem aproveitar esse ambiente em um dos muitos cafés de livrarias. Ou então, é possível curtir a agitada vida noturna estudantil nos animados pubs e microcervejarias.

Onde se hospedar: O Long Story Short Hostel & Café está localizado no centro de Olomouc e oferece eventos de música ao vivo e noites de cinema para os hóspedes se conhecerem. Situado em um forte do século XVIII, esse hostel badalado conta com um café e um bar no terraço, onde os viajantes podem saborear um café quentinho ou algo mais forte antes de embarcarem em uma aventura. Nas proximidades, há alguns pontos de interesse imperdíveis, como o Castelo de Olomouc, o Museu de Arte e a Catedral de São Venceslau.

Hobart, Austrália

Existem poucos destinos onde os viajantes podem escalar uma montanha, ir à praia e visitar uma galeria de arte de renome em apenas um dia, mas Hobart é um deles. A capital da Tasmânia é a cidade mais ao sul da Austrália, o que significa que o clima é fantástico durante todo o ano. Com o Mount Wellington ao redor e com as águas do rio Derwent, o destino é ideal para aventureiros que querem conhecer a região de caiaque, rapel ou até surfe. Para quem quiser ter uma visão panorâmica, a dica é se inscrever para uma aula de voo sob a orientação de um instrutor qualificado – mais de um terço (38%) dos brasileiros afirmam que seu principal objetivo ao viajar em 2023 é desfrutar de novas experiências e lugares.* Os visitantes que desejarem ficar mais perto do solo podem apreciar obras de arte de renome mundial no Museum of Old and New Art (MONA), que colocou essa pequena cidade portuária no mapa cultural internacional. Com suas balsas, barcos de pesca e píer flutuante, o charme natural de Hobart é inegável. Curta a vibe da comunidade nos fins de semana no Salamanca Market, onde são vendidos produtos caseiros, incluindo uísque e geleias. Uma outra opção é ir ao festival Taste of Tasmania, realizado todos os anos na cidade.

Onde se hospedar: Maylands Lodge é uma antiga acomodação bastante conhecida que funciona como um hotel de luxo urbano. Localizada nos limites da cidade, a estadia fica a uma curta distância de carro do centro e da orla. A acomodação é uma fusão de estilo moderno e histórico. Lá, os hóspedes se sentirão imersos na cena criativa local, com obras de arte exclusivas da Tasmânia espalhadas por toda a propriedade. Todos os quartos têm vistas deslumbrantes para a montanha ou para o jardim e muitos oferecem uma enorme banheira luxuosa para os hóspedes aproveitarem e relaxarem.

*A pesquisa Previsões de Viagem para 2023 foi encomendada pela Booking.com e realizada com um grupo de adultos que planeja viajar a lazer ou a negócios nos próximos 12 a 24 meses. No total, 24.179 pessoas em 32 países e territórios participaram da pesquisa. Os participantes responderam a uma pesquisa on-line em agosto de 2022.

**Os destinos tinham que estar entre os 1.000 mais reservados na Booking.com entre 1º de agosto de 2021 e 31 de julho de 2022. A lista gerada foi ordenada de acordo com o aumento ano a ano. Os destinos com uma redução significativa na quantidade de reservas domésticas foram removidos. Isso foi feito para garantir que a lista representasse destinos que conseguiram manter o interesse doméstico (assim como o internacional), mesmo diante do afrouxamento das restrições de viagem relacionadas ao COVID.

***Com base em informações de moradores e viajantes das Comunidades de viagem da Booking.com que já visitaram o destino no passado.

Close