Publicado por 3:26 pm Cultura

Primeiro episódio do documentário Viva Açores vai ao ar neste sábado (4)

História da colonização açoriana será transmitida neste sábado, dia 4, às 13h30, na NDTV para todo o estado catarinense

Inicia neste sábado, dia 4, a transmissão do documentário Viva Açores, um projeto grandioso do Grupo ND, que resgata a história da colonização portuguesa em Santa Catarina e conta a saga dos açorianos que navegaram pelo Oceano Atlântico para se fixar no sul do Brasil. 

primeiro episódio do Viva Açores contará os detalhes pouco conhecidos dessa travessia que iniciou em 1747 com a chegada dos primeiros casais açorianos na Ilha de Nossa Senhora do Desterro,hoje conhecida por Florianópolis, a capital de Santa Catarina. A primeira veiculação da minissérie será exibida no sábado, dia 04 de fevereiro, às 13h30, na NDTV para todo o estado catarinense.

Ao todo serão apresentados quatro audiovisuais, com 24 minutos de duração cada um, que irão abordar a questão histórica da grande diáspora açoriana dos séculos 17 e 18, cujo principal destino era o Brasil, com destaque para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, tema do primeiro episódio. No segundo episódio, o roteiro irá se basear em um comparativo da geografia do Arquipélago dos Açores e suas nove ilhas, com relação à geografia do litoral catarinense, onde de fato, os açorianos se tornaram pescadores. O terceiro episódio, irá abordar a influência da cultura açoriana, tanto na arquitetura, gastronomia, lendas e tradições e suas transformações no decorrer do tempo. E, no quarto episódio, o roteiro traz à tona como foi a colonização no Estado, suas dificuldades, a transição e a simbiose de culturas e a formação deste novo povo.

A série documental está sendo produzida com os recursos da Lei 17.942/2020 tendo como incentivadores as empresas Portobello, Koerich, Supermercados Imperatriz e Diamante Energia. Também fazem parte do projeto a In Pró Corporate e Estrutura de Comunicação. A produção e realização é da One For One Produções e NDTV, com o patrocínio do Programa de Incentivo à Cultura – PIC, Fundação Catarinense de Cultura – FCC e Governo do Estado de Santa Catarina. As empresas SINEPE-SC (Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina), Colégio Catarinense, Shopping Casa e Design e Vinícola Lemos de Almeida também participam como patrocinadoras do Projeto “Viva Açores, Conhecer é Viver” como um todo.

Crédito foto capa: Divulgação.

Close