Publicado por 6:43 pm Carnaval

Pets podem participar do bloquinho de Carnaval?

Confira as recomendações da veterinária responsável pela plataforma TioChico sobre o assunto!

O Carnaval é uma das épocas mais esperadas do ano no Brasil. Quem é pai ou mãe de pet geralmente quer incluir o seu peludo em todas as comemorações. Mas assim como em outras festas, os foliões exigem certos cuidados e ponderamentos. Afinal, os animais de estimação geralmente não se sentem muito confortáveis em lugares barulhentos e agitados. 

A médica veterinária responsável pela plataforma de teleorientação veterinária, TioChico, Fernanda Loss, explica que a decisão exige uma avaliação criteriosa. “Os animais de estimação chegam a ser quatro vezes mais sensíveis auditivamente que os humanos. Além disso, nem todos estão acostumados com a presença de multidões e nem com o calor excessivo. Portanto, assim como em outras festas, como o Ano Novo, por exemplo, o ideal é que eles fiquem em um lugar tranquilo e em que se sintam seguros”, explica. 

“Claro que, a decisão exige uma avaliação das características do pet, é necessário entender como ele reage na presença de muitas pessoas, se está acostumado a se relacionar com outros da mesma espécie, entre outras particularidades. Mesmo assim, caso o tutor julgue que o contato não causará risco ao animal, o recomendado é que o bloquinho seja específico para pets, ou seja, um bloquinho pet friendly, um evento que tenha sido criado pensando em todas as necessidades dos nossos amigos de quatro patas, caso contrário, o ideal é não levá-lo. Isso porque, as chances do pet se assustar ou acabar se perdendo em uma grande multidão, são elevadas”, reforça a médica veterinária. 

Então, se a decisão for deixar o pet confortável em casa, Fernanda orienta que o ambiente seja preparado para oferecer distração e cuidados básicos. “Deixe à disposição água, comida e os brinquedos preferidos. Assegure-se que o ambiente manterá uma temperatura agradável e que não ofereça nenhum risco ao animal. Deixar a televisão ligada também ajuda na distração, pois os pets se sentem mais seguros quando escutam vozes humanas”, destaca.

TioChico

Startup gaúcha de teleorientação veterinária tem o objetivo de facilitar a vida do tutor. A equipe de médicos veterinários dedicada 24h por dia, 7 dias por semana, disponível para conversas via chat e também por vídeo para orientar e auxiliar nos cuidados com seu pet. Mais informações em www.tiochico.vet

Crédito foto capa: Divulgação.

Close